Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Vitoria esmagadora do PPD/PSD no "Cavaquistao"



O PSD obteve quase o dobro dos votos (55769) relativamente ao segundo partido mais votado no distrito, o PS (31229). Em terceiro lugar surge o CDS/PP (13091), seguido do Bloco de Esquerda (10188 e da CDU (5234).


O resultado dos sociais-democratas foi recebido com enorme entusiasmo pelo PSD em Viseu. O líder distrital, José Cesário, destacou o facto do Partido ter conseguido a vitória em concelhos difíceis como Resende, Mortágua e Mangualde.


"O voto dos portugueses foi a manifestação contra o Governo do PS", disse, frisando que os eleitores souberam "ler a mensagem do PSD". "Esta foi a primeira volta e o pontapé de saída para as Legislativas", concluiu o social-democrata.


Uma perspectiva diferente teve o líder do PS em Viseu. José Junqueiro recordou que o resultado das Eleições Europeias, não pode ser extensível aos próximos actos eleitorais, mas que o Governo e o Partido devem saber "ler com grande clareza". O socialista é da opinião que os resultados reflectem a conjuntura europeia de crise. "Este voto demonstra, de uma forma clara, a crise que está a ser vivida.


Foi um cartão vermelho à generalidade dos governos, pois é neles que as pessoas colocam as primeiras responsabilidades", sustentou.


Se para o PS a culpa está na crise, o CDS/PP, pela voz do líder distrital Hélder Amaral, afirma que as culpas não podem ser só atiradas ao actual contexto. "Os resultados indicam uma Europa de Direita nos países de referência, reforçada agora com a vitória do PSD em Portugal", começou por referir. Salientou também a subida do CDS/PP, ressalvando que o seu Partido aumentou os votos "mesmo com a subida do PSD, contrapondo com o facto do Bloco e da CDU terem subido, graças à descida do PS. "É um resultado histórico e que contraria as sondagens negativas que sistematicamente, e propositadamente são avançadas relativamente ao nosso Partido".


Os dois partidos mais à esquerda - Bloco de Esquerda e CDU - comentam os resultados como "uma derrota do Governo e das políticas de direita que os socialistas têm seguido", conforme salientou o candidato da CDU a estas Eleições, Manuel Rodrigues. Graça Pinto, do BE, frisou, por seu lado, que o seu Partido soube mostrar a "justeza das nossas propostas". "Demos um bom contributo para um debate que era importante", concluiu.


Sem comentários: