Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A Organização Mundial de Saúde anunciou, esta tarde...

A Organização Mundial de Saúde anunciou, esta tarde, que a Gripe A é uma pandemia, elevando o alerta para o nível, máximo, quando as infecções sobem nos Estados Unidos, Europa, Austrália, América do Sul e noutros locais.


Numa declaração enviada para os países membros, a OMS diz ter decidido subir o alerta da fase 5 para 6 - o mais alto - na sequência de um reunião de emergência dos seus peritos sobre o assunto.


A esperada declaração de pandemia é a confirmação científica de que um novo vírus emergiu e que rapidamente circula por todo o mundo. Estimulará as farmacêuticas a acelerarem a produção de uma vacina para a gripe em causa e levará os governos a dedicar mais dinheiro aos esforços para conter o vírus.


"Nesta fase inicial, a pandemia pode ser caracterizada globalmente como moderada em termos de gravidade", refere a OMS na declaração, exortando os países a não encerrarem as fronteiras ou restringirem o comércio e as viagens.


"Continuamos em diálogo com os fabricantes de vacinas contra a gripe", adianta.


A organização revelou quarta-feira que 74 países registam 27 737 casos de gripe A H1N1, incluindo 141 mortes.


A agência sublinhou que os casos na maioria são moderados e não exigem tratamento, mas o receio é de que o aparecimento de novos casos possa perturbar hospitais e autoridades da saúde, especialmente nos países mais pobres.


Contudo, cerca de metade das pessoas que morreram com o vírus A H1N1 eram jovens e saudáveis, pessoas que habitualmente não são susceptíveis à gripe.


Além disso, a gripe A H1N1 tem continuado a espalhar-se durante o início do Verão no hemisfério norte. Normalmente, os vírus da gripe desaparecem com o tempo quente, mas este está a revelar-se resiliente.


A última pandemia - a gripe de Hong Kong de 1968 - matou cerca de um milhão de pessoas. A gripe normal causa entre 250 000 a 500 000 mortes todos os anos.


O que é o nível 6


O nível seis não implica maior severidade do vírus A, mas indica que a doença se propaga de forma global. Nesta fase, a estratégia passa pela "minimização do impacto, através da implementação de medidas de adequação da resposta dos serviços prestadores de cuidados de saúde e de medidas de saúde pública, no que respeita à triagem e atendimento dos doentes", segundo o Plano de Contingência da Gripe da Direcção-Geral de Saúde (DGS).


Segundo a DGS, que segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta fase deverão ser usado equipamentos de protecção individual, os doentes e os seus contactos deverão ser isolados e deverão ser tomadas medidas relacionadas com a administração adequada de medicamentos antivirais e da vacina.


Todas as fases de alerta


- Fase 1: Não foram detectados novos subtipos do vírus da gripe em humanos.


- Fase 2: Não foram detectados novos subtipos do vírus da gripe em humanos. No entanto, existe um subtipo do vírus da gripe em circulação em animais que apresenta um elevado risco de infecção humana.


- Fase 3: Existe infecção humana com um novo subtipo do vírus mas não foi detectada transmissão pessoa-a-pessoa, ou, no máximo, houve situações de transmissão para contactos próximos.


- Fase 4: Existem um ou mais pequenos clusters/surtos com transmissão pessoa-a-pessoa limitada. No entanto, a disseminação do vírus é completamente localizada, indicando que o vírus ainda não está bem adaptado ao hospedeiro humano.


- Fase 5: Existem clusters/surtos de maiores dimensões mas a transmissão pessoa-a-pessoa ainda é localizada, indicando que o vírus está a adaptar-se gradualmente melhor ao hospedeiro humano mas ainda não atingiu um nível de transmissão considerado eficaz (substancial risco pandémico).


- Fase 6: A pandemia está instalada: existe um risco aumentado e substancial de transmissão na população em geral.


Gripe A

Conheça as fases pandémicas



Conheça as fases pandémicas

As seis fases, estabelecidas em 2005 a propósito da gripe aviária e actualizada em 2009, são definidas segundo critérios claros que implicam a resposta dos países face ao risco pandémico.


Quais os sintomas? Como actuar



Saiba o que é o vírus da gripe suína, quais são os sintomas da doença, como se pode proteger e o que fazer em caso de suspeita de ter contraído o vírus.


Sintomas


Febres altas, superiores a 38ºc, tosse frequente e intensa, dor de cabeça, falta de apetite, congestionamento nasal, mal estar geral.


O que fazer


Se esteve numa área afectada e adoecer no prazo de 10 dias, dentro de um quadro de gripe (febre alta e súbita, tosse, dores musculares), deve telefonar para a linha de saúde pública (808 24 24 24).


Precauções


Não cumprimentar com beijo ou aperto de mão, não compartilhar alimentos ou utensílios, manter limpas toalhas de cozinha e de banho, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar alterações bruscas de temperatura.


Como tratar


Os portugueses que se vacinaram contra a gripe estão parcialmente protegidos contra o vírus H1N1. O virologista Jaime Nina acrescentou que a gripe suína pode ser tratada com antíviricos já existentes no mercado.



Quais os sintomas? Como actuar

Viagens


Vários governos, incluindo o português, desaconselham as deslocações à cidade do México.


Sem comentários: