Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Já foram retirados 41 corpos das...


Já foram retirados 41 corpos das vítimas do trágico acidente Airbus A 330 da Air France.


Esta terça-feira, de manhã, começaram a chegar à ilha de Fernando de Noronha, a 360 quilómetros da costa brasileira, num helicóptero militar.


Entretanto, a Interpol informou que vai ajudar a coordenar a identificação dos corpos das vítimas do voo 447 da Air France que se despenhou no Atlântico com 228 pessoas a bordo, anunciou, entretanto, a organização policial, num comunicado divulgado em Paris.


"Dado que as vítimas desta tragédia eram originárias de diferentes partes do mundo, a colaboração internacional será essencial para garantir que a sua recuperação e identificação se faça de modo fiável, digna e rápida", declarou o secretário-geral da Interpol, Ronald Noble.


As marinhas brasileira e francesa recuperaram já 41 corpos do Airbus, indicou, anteontem, um porta-voz militar brasileiro.


A identificação dos cadáveres consiste na recolha de informações "post-mortem", como impressões digitais, tatuagens, implantes cirúrgicos e radiografias dentárias, depois comparadas com informações "ante-mortem", explicou a Interpol.


Entretanto, os familiares dos passageiros brasileiros a bordo do voo AF447 da Air France, desaparecido no Atlântico, criticam o seu governo e o presidente Lula da Silva por não receberem o mesmo apoio que os parentes das vítimas de outros países.


Marteen Van Sluigs, irmão da assessora da Petrobras que estava no Airbus desaparecido, questionou a falta de apoio das autoridades brasileiras e queixou-se da postura do Presidente brasileiro. Ele está a acompanhar as investigações junto com outros familiares no Rio de Janeiro.


"Veio um ministro da França (MNE francês Bernard Kouchner), nos deu atenção aqui, falou com todos os familiares e essa mesma atenção não está a ser dada por parte do Governo brasileiro", criticou ao referir que em outros países houve "maior solidariedade oficial".


"Na Europa, o rei da Espanha foi ao encontro das famílias dos espanhóis vitimados, o Presidente (da França) Sarkozy foi rapidamente ao aeroporto. A gente entende que o nosso Presidente estava em viagem oficial à América Latina. Mas, de qualquer maneira, já decorridos oito dias, oficialmente, as coisas estão muito na base da informação e boletins", disse Marteen à imprensa brasileira.


Na última semana, o presidente do Brasil, Lula da Silva, divulgou uma nota oficial e, como estava fora do país, optou por não embarcar para o Rio de Janeiro onde eram concentradas as informações.


Sem comentários: