Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Presença de turistas espanhóis triplicou nos últimos dois anos...

Uma passagem por cinco hotéis de Viseu, entre as três e as cinco estrelas, mostrou que "a operação turística deste Verão está a correr bem", como nos disse ontem António Machado Matos, director do Montebelo, Príncipe Perfeito e do Palácio dos Melos.


"Os clientes estão a corresponder às expectativas, encontrando-se o Hotel Príncipe Perfeito com uma taxa de ocupação entre os 80 e os 85 por cento, enquanto o Hotel Montebelo está a 70 por cento", e "o Montebelo Aguieira Lake Resort e SPA se encontra a 100 por cento". Salienta que "a taxa de ocupação do Palácio dos Melos é que se encontra um pouco abaixo das percentagens anteriores".


O responsável adianta que para "o aumento da taxa de ocupação das unidades hoteleiras que dirige tem contribuído o incremento dos clientes espanhóis", que referiu "ter triplicado nos últimos dois anos". O mercado português continua, contudo, a ser o maior.


Oferta diversificada
Perante este quadro, António Machado Matos sublinha que "se está perante números confortáveis" para esta época de Verão", tendo em conta "as reservas já confirmadas", especifica. Quanto ao tempo de estadia das pessoas, "varia entre a três e as cinco noites", embora "os clientes habituais cheguem a ficar 10 noites", aponta.


O director do Hotel Montebelo falou-nos ainda de um conjunto de ofertas feitas aos clientes, de que destaca "um programa de visitas aos Museus Grão Vasco e Caramulo" e a entrada no 'Minus Five' (bar de gelo no Palácio de Gelo), isso fora das unidades hoteleiras do Grupo Visabeira.
Dentro dos hotéis enumerou diversas actividades, como a hidroginástica, sessões de cinema para crianças, churrascos e 'buffets' turísticos, "pois a componente gastronómica é sempre importante", refere António Machado Matos.


Viseu não segura...
Já o director do Hotel Onix, Nélson Campos, afirmou que "a taxa de ocupação da unidade hoteleira é de 51 por cento (média anual)", tendo havido "uma quebra de cinco a seis por cento relativamente ao ano anterior". Quanto aos meses de Julho, Agosto e Setembro, frisa que "a taxa de ocupação anda na ordem dos 68 por cento", sendo "a média de estadia de 1,5 noites". A grande maioria dos clientes são portugueses, enquanto se regista "uma quebra de 26 por cento na entrada de espanhóis", especifica, acrescentando: "Os grupos organizados ficam mais tempo!"


A terminar, Nélson Campos acentua que "Viseu não segura muito os hóspedes", pese embora "os programas de visitas à cidade e ao centro histórico", proporcionadas pela unidade hoteleira, entre outras actividades.


Tentámos falar com o director do Hotel Grão Vasco, mas tal não foi possível.


Sem comentários: