Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 21 de abril de 2009

Todos a caca do mesmo......

Os 14 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões podem candidatar-se, até ao final do mês, aos primeiros 24 milhões de co-financiamento comunitário no âmbito do FEDER/QREN.


O presidente do organismo, Carlos Marta, lamenta a disponibilização "tardia" dos recursos financeiros do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e os reflexos no desenvolvimento de projectos em carteira.


"Se o programa tivesse respeitado os prazos iniciais (2007-13), como era suposto acontecer, o ano passado a maioria dos municípios teria formalizado as suas candidaturas, apresentado os seus projectos e, nesta altura, já poderia haver muita obra em curso por essa região fora", lamenta o dirigente, também presidente da Câmara Municipal de Tondela.


Apesar dos "contratempos", Carlos Marta avisa que é preciso "arregaçar as mangas" e "acelerar os processos" para que os prazos actuais sejam respeitados.


"Nesta altura, não nos interessa muito conhecer as razões para os atrasos registados. O importante é avançar. Os municípios estão empenhados, a maioria tem projectos preparados para formalizar a candidatura, e os prazos serão seguramente cumpridos na parte que nos toca", diz Carlos Marta.


Os 14 municípios integrantes da comunidade intermunicipal poderão aceder, até 2013, a um total de 73,3 milhões de euros provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do QREN.


Os 24 milhões de euros de cofinanciamento FEDER, postos a concurso nesta primeira fase, que decorre durante o mês de Abril, destinam-se a apoiar projectos nas áreas da Mobilidade Territorial (3 milhões), Equipamentos de Coesão Local (3,3 milhões), Áreas de Acolhimento Empresarial e Logística (3 milhões) e outras.


"O remanescente daquela importância cofinanciará projectos em áreas diferenciadas", explicou Nuno Martinho, secretário executivo da CIMRDL.


"A comparticipação dos fundos comunitários oscilará entre os 53 e os 70 por cento. O restante será assumido pelas entidades promotoras", diz a mesma fonte.


Zonas industriais, polidesportivos, museus, auditórios, variantes, estradas municipais, e a ecopista que vai unir os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, são alguns dos projectos passíveis de serem co-financiados por fundos comunitários. "Os concursos fecham em Abril. Até Junho, será definida a sua elegibilidade", acrescenta Nuno Martinho.


"Em Junho serão ainda lançados novos concursos no âmbito da CIMRDL. Isto sem prejuízo das candidaturas que correm na Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro", conclui Carlos Marta.


1 comentário:

Anónimo disse...

Não esquecer que Nuno Martinho é o ex vogal executivo do Hospital de Tondela. O que leva isto ? cunhas, tachos, interesses, empregos para uns e para outros não.. é Portugal no seu melhor.