Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Aguieira ou Foz-do-Dao?

Uma petição que está a circular em Santa Comba Dão pede que a actual Barragem da Aguieira venha a ser renomeada como Barragem da Foz-do-Dão. Segundo os subscritores, esta seria uma "justa" homenagem à submersa aldeia Foz-do-Dão, que pertencia à Freguesia de Óvoa.


"É de justiça que a Foz-do--Dão seja lembrada e o seu nome perpetuado, até porque imolou a sua própria vida e a continuidade da sua história, toda a sua cultura e até alguns dos seus filhos, à construção daquela barragem", pode-se ler no documento que vai ser entregue na Assembleia da República.
Os peticionários recordam que o aproveitamento hidroeléctrico dos rios Dão e Mondego determinou que viesse a ser construída uma barragem represadora das águas de ambos os rios, o que veio a acontecer na década de 1970/80.
Na altura, desenvolveram-se dois projectos que, entre si, disputaram a construção dessa barragem: um, o então chamado projecto da Barragem do Caneiro-Dão, defendia que ela fosse construída a montante da aldeia da Foz-do-Dão, sem submergir, portanto, esta povoação; o outro, que acabou por ficar conhecido como projecto da Barragem da Aguieira, propunha que a estrutura represadora das águas fosse construída imediatamente a jusante desta aldeia, submergindo-a totalmente. Este último, foi o projecto que acabou por prevalecer, assim fazendo desaparecer a Foz-do-Dão e eliminando-a da toponímia portuguesa.
Foz-do-Dão era uma pitoresca e bem antiga aldeia, situada entre Penacova e Santa Comba Dão, precisamente no ângulo formado pela margem direita do Mondego e a esquerda do Dão, onde os dois rios confluíam.
Estabelecia, também, os limites dos concelhos de Santa Comba Dão, Penacova e Mortágua e era a Foz-do-Dão que dividia os distritos de Coimbra e Viseu e separava a Beira Litoral, da Beira Alta.

Sem comentários: