Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 25 de abril de 2009

A gripe suina podera alastrar a escala mundial...

É uma forma mortal de gripe suína nunca antes vista.


Está a assolar o México (60 mortos e 800 casos suspeitos) e já atravessou a fronteira para o Texas e a Califórnia. OMS prepara-se para lançar o alerta de pandemia.


Milhões de crianças mexicanas da região central do país viram ontem as suas aulas canceladas, numa tentativa de conter a circulação de pessoas. É um sinal da dimensão do problema: o México está a ser assolado por uma vaga de mortes relacionadas com um novo tipo letal de gripe suína.


As autoridades do país dizem que o surto, registado entre Março e Abril, matou 16 pessoas, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que já são 60 os mexicanos mortos devido à doença.


A OMS confirma a crescente preocupação: há 800 novos casos suspeitos no México, com 57 mortos só na região da capital, Cidade do México. "Casos semelhantes têm sido descobertos nos últimos dias em San Luis Potosí, na imensa região central do país sul-americano. O cenário pode piorar: o surto suíno já extravasou a fronteira para norte, havendo registo nos Estados Unidos de oito pessoas diagnosticadas. Para já, segundo autoridades americanas de saúde, os casos circunscrevem-se à Califórnia e ao Texas.


O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA disse que o vírus desta gripe suína - o vírus H1N1 - é uma mistura nunca antes vista de uma típica virose entre porcos, aves e humanos. Não se sabe, no entanto, como nem quando se deu a transmissão para o Homem. Enquanto isso, o uso de máscaras protectoras começa a ser uma imagem vulgar nas cidades centrais do país.


A OMS já activou o seu Centro de Operações de Estratégia de Saúde - que comanda e controla episódios agudos de saúde pública -, mas não disse se considera começar a expedir alertas de viagem. Um comité de emergência está em formação para verificar se o surto constitui ameaça internacional à saúde pública.


A Direcção-Geral de Saúde , entretanto, negou conhecer qualquer caso humano em Portugal e na Europa de gripe suína.



o que e....

Peste Suína

Peste SuínaTambém conhecida como febre suína ou cólera dos porcos é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal dos suínos,e foi reconhecida pela primeira vez no século XIX e sua etiologia viral foi estabelecida no início do século XX. A doença pode ser aguda, crônica e inaparente. Em uma época, ela foi caracterizada clinicamente por uma doença aguda altamente fatal e patologicamente por lesões de uma viremia grave. Atualmente, é definida como uma doença também crônica ou inaparente, incluindo a infecção congênita persistente nos suínos recém-nascidos infectados durante a vida fetal.


SINTOMAS: Hemorragia, que pode levar à morte; febre alta; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarréia; falta de apetite; esterilidade e abortos; leitões natimortos ou com crescimento retardado. Entre as características da doença estão também o agrupamento de animais nos cantos das pocilgas e a morte após quatro e sete dias do início dos sintomas.

CONTAMINAÇÃO: Alimentos ou água contaminados; animais infectados; veículos e instalações contaminados; contato com cadáveres de animais infectados; equipamentos contaminados, roupas e calçados de indivíduos que mantiveram contato direto com animais doentes ou em período de incubação da doença (em geral a incubação é de 4 a 6 dias, com um intervalo de oscilação de 2 a 20 dias).

PREVENÇÃO: Separação das instalações nas diferentes fases de criação; cercas adequadas que evitem a entrada de animais; limpeza e desinfecção das instalações e dos veículos que transportam animais; conhecimento da origem de animais adquiridos e quarentena dos mesmos; limpeza e desinfecção das mãos e botas das pessoas que lidam com os animais.


Sem comentários: