Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Aqui a bruxarias


Em apenas seis meses, um "bruxo" conseguiu amealhar pelo menos 318 mil euros. O Ministério Público do Porto acusa-o de o ter conseguido à custa de burlar quatro vítimas, entre as quais uma jornalista e uma economista.


Tinha casa em Lisboa, chegou a trabalhar em Bragança, em escritório arrendado, em Gondomar, em gabinete cedido, e no Porto, num quarto do Ipanema Park hotel transformado em altar de rituais. Desde há um ano, "Mestre Dami", um luso-brasileiro de 51 anos, está preso na cadeia de Custóias.


Vai responder pela acusação de quatro crimes de burla qualificada, deduzida pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do MP do Porto, após investigação da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto.


Em Bragança, identificou-se com "Mildevan Gomes" e celebrou um contrato de arrendamento com esse nome, embora se chame, de facto, Diamantino Gimenez. Já em Gondomar e no Porto, o seu nome artístico era "Mestre Dami".


O modo de actuação do suspeito era engenhoso, embora tenha contado com a colaboração das vítimas, que, sentindo-se frágeis e com problemas, acabaram por acreditar nos rituais e cenários montados pelo "bruxo".


Foi o caso de uma repórter ligada a uma estação televisiva, a quem o alegado burlão conseguiu fazer crer que estava sob "feitiço". E que conseguia desfazê-lo. Para a situação contribuiu o facto de a vítima atravessar uma depressão nervosa e a circunstância de o "bruxo" ter-lhe sido apresentado por um amigo, que elogiou as suas capacidades no domínio da parapsicologia e da terapia de regressão.


Em Outubro de 2007, após uma encenação com truques envolvendo algodão e folhas de papel A4, o golpe final começou a desenhar-se. Numa das folhas A4 apareceu escrito o nome do cemitério de Agramonte, no Porto, e o número de uma campa. Lá chegados, nesse mesmo local, o "Mestre Dami" desenterrou uma embalagem que continha uma folha com várias pragas contra a vítima. Mas também tinha a fórmula do "contra-feitiço": guardar, debaixo da cama de dormir, durante sete dias e num cofre fechado, 50 mil euros em dinheiro.


A "cliente" contraiu três empréstimos para garantir 40 mil euros que foram guardados no cofre. Naquele momento, o "bruxo" acrescentou dez mil do seu bolso, trancou o cofre e disse-lhe para fechar os olhos e rezar. No final, devolveu-lhe um cofre igual para colocar debaixo da cama. Só bastante mais tarde a vítima viria a perceber que o cofre não era o mesmo: lá dentro, estavam larvas sobre matéria orgânica apodrecida. "Mestre Dami" justificou que os "espíritos maus" haviam comido as notas.


Mais grave foi o prejuízo da família de uma economista, ligada a uma empresa de Valongo. Em Março de 2008, com métodos semelhantes, incluindo o "truque" do cemitério, a vítima entregou 210 mil euros em notas - após endividamento em dois bancos - para guardar numa mala debaixo da cama durante 21 dias. A mala também havia sido trocado aquando das rezas finais, com olhos fechados.


Só que vítima e família resolveram abrir a mala antes do tempo e depararam-se com um coelho morto, já com larvas. Dos 210 mil euros, nada. Foram à procura do "Mestre Dami", inclusive a Lisboa, mas só conseguiram voltar a contactá-lo mais tarde por telefone. Sobre o dinheiro, respondeu-lhes que a culpa foi do facto de terem aberto a mala antes do prazo estipulado e que o dinheiro foi comido pelas larvas.


Foi a queixa da economista que desencadeou o processo e viria a levar à detenção do "bruxo" pela PSP, em Lisboa, quando já se preparava para embarcar num avião para o Brasil. Ainda foi possível recuperar 164 mil euros que estavam guardados num cofre de uma agência do BES, em Lisboa.


Sem comentários: