Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Exercito em forca em Penalva do Castelo .....

No âmbito do treino operacional que o 2.º Batalhão de Infantaria do Regimento de Infantaria 14 de Viseu realiza anualmente, 266 militares participam no Exercício Marte 09, em Penalva do Castelo, durante esta semana.
Divididos em dois sectores, o Touro e a Águia, um com base na sede do concelho, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo e o outro no campo de futebol da Associação Recreativa e Cultural Sezurense, na freguesia de Sezures, os militares vivem um cenário fictício. Enquanto exercitam técnicas e procedimentos associados a tarefas essenciais de unidades de Infantaria, os militares interagem com a população e envolvem-na em várias iniciativas.


"Penalva do Castelo nunca esteve tão segura como agora", regozija-se o presidente da Câmara de Penalva do Castelo, Leonídio Monteiro. Pela primeira vez, o concelho recebe militares do Regimento de Infantaria 14 (RI14) de Viseu e congratula-
-se com a escolha.
Espalhados por vários pontos estratégicos, uns em zona mais urbana e outros situados em espaços mais rurais, os militares do 2.º Batalhão de Infantaria (2ºBI) armaram a tenda no quartel dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo e no campo de futebol da Associação Recreativa e Cultural Sezurense, na freguesia de Sezures.
Mas a presença dos militares é mais abrangente e em qualquer ponto do concelho é normal um cidadão cruzar-se com militares, estejam eles apeados ou em viaturas. A Casa da Música recebe uma exposição do RI14, a Escola Básica 2, 3 acolheu a Torre de Actividades Radicais mas os militares também ocupam a antiga Escola Secundária e os balneários do campo desportivo.
O Centro de Recrutamento de Viseu também se associou ao Exercício Marte 09 e marca presença no concelho para a divulgação do regime de voluntariado e de contrato do Exército.
Durante esta mesma semana todas as freguesias de Penalva do Castelo recebem uma equipa do RI14 para a realização de um rastreio sanitário, tendo como base avaliações de tensão arterial e glicemias, assim como outros assuntos ligados à área da saúde, nomeadamente alguns conselhos de alimentação.
Um rastreio que, no primeiro dia, ultrapassou as expectativas da equipa, uma vez que chegaram a receber cerca de 180 pessoas. Segundo um dos elementos da equipa, no dia ontem, já tinham sido atendidas mais de 300 pessoas.


Área multifacetada
facilita exercício


O comandante do 2ºBI, Tenente Coronel João Godinho, mostrou-se "bastante satisfeito" não só com a escolha do local como também pelo acolhimento da população. "Os militares têm a indicação de fazer patrulhamentos apeados dentro das povoações precisamente para poderem conversar com as pessoas e trocarem impressões. É importante esta interacção com os residentes", manifestou.
No que diz respeito à escolha do local, o tenente coronel Godinho adiantou que "a escolha foi óptima por ser uma zona tão multifacetada". "Há locais mais urbanos e outros mais recônditos, o que ajuda na prática do exercício". Mais acertada não poderia ter sido a escolha do 2ºBI para sediar os dois sectores Touro e Águia, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Sezures, Luís Manuel Albuquerque. "Sezures sempre foi um bocado autónomo e até fomos apelidados de País Basco portanto, nem de propósito esta escolha", referiu o autarca.l

1 comentário:

Anónimo disse...

Há que referir o empenhamento de um Pelotão stinger, Sistema de Missil Portátil, do Regimento de Artilharia Anti-aérea,Queluz.
Tendo como missão a segurança aérea, apesar de uma força com menor numero de elementos, de igual importancia na missão.