Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Trabalhadores da Câmara de Portimão criaram uma sátira musical para «dizerem as verdades a brincar». ...

Hino dos funcionários públicos


O «Hino dos funcionários públicos» link externo foi colocado no YouTube e rapidamente teve milhares de visitas. Gerou também curiosidade nas redes sociais como o Twitter e o Facebook. Os cantores são funcionários do Departamento Técnico de Planeamento e Urbanismo da Câmara Municipal de Portimão (DTPU) e esta «é uma forma de dizer as verdades a brincar», explicou Adriano Pereira, autor da letra e mentor da iniciativa, e também funcionário do DTPU.


As regras rígidas e o excesso de burocracia são as principais críticas apontadas. «Às 10 horas temos uma pausa de 5 minutos para tomar o pequeno-almoço. Depois às 16 horas é a pausa de 5 minutos para o chá. Assim tudo definido e marcado. E creio que o mesmo se passa em todas as câmaras do país», explicou.


«Por exemplo, para pedirmos canetas é preciso preencher requisições e mesmo assim não nos dão. Mas para festas há sempre dinheiro», criticou ainda, não esquecendo «os recibos de vencimento que dantes recebíamos em papel nos serem agora enviados por e-mail». Todas estas questões são abordadas na letra criada por Adriano Pereira e cantada por ele e pelos colegas.


Veja o vídeo


O autor conta que a ideia surgiu quando foi criado o grupo de teatro Barraca Armada link externo, composto por funcionários do DTPU. «Mais de 20 colegas aderiram, mas não havia lugar para todos na peça», explicou. «Até que houve um que sugeriu que se fizesse uma música para abrir o espectáculo.


Adriano Pereira conta que foi para casa «com a ideia a germinar» e acabou por escrever a letra. A música surgiu por acaso quando ao abrir o e-mail viu que lhe tinham enviado a versão original de «We are the world».


A música tem assim honras de abertura da peça «O Barão de Paumole», também de autoria de Adriano Pereira, que estreou a 16 de Outubro.


«São arquitectos, desenhadores, escriturários»


«Nenhum é cantor. Uns são arquitectos, desenhadores, chefes de departamento, escriturários», explicou Adriano Pereira, garantindo que a receptividade dos espectadores tem sido grande. «As pessoas têm gostado muito. Mal começamos a cantar começam logo a ouvir-se gargalhadas. Toda a gente gosta de os ver a fazer coisas diferentes».


O grupo tem andado «com o cenário às costas» a actuar em várias salas e tem ainda algumas datas agendadas, perspectivando-se mesmo uma actuação no Festival SolRir, que decorre a 1 de Janeiro em Portimão e que habitualmente conta com grandes nomes da comédia portuguesa.


«Presidente da câmara não se incomoda


Antes disso, o espectáculo será ainda integrado na semana sénior de Portimão a convite da autarquia, a mesma que é visada pelas críticas do «Hino dos funcionários públicos». «O presidente da câmara tem uma mente aberta, espírito jovem», explica Adriano Pereira, garantindo que o autarca «não se incomoda nada com a brincadeira».


«Dantes eu escrevia sketches de revista com críticas à câmara e ele nunca se chateou. Ia ver, ria-se, batia palmas e depois até usava as críticas para ver o que estava mal e consertar», explica o actor.


Apesar de satisfeito com o sucesso, Adriano Moreira confessa que está «ansioso para que a peça termine para começar outra», já que, garante, «ideias não faltam».

Sem comentários: