Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Prémio Nobel da Paz de 1991 passou 14 dos últimos 20 anos em prisão domiciliária...


Aung San Suu Kyi não era vista em público desde 2003. Esta quarta-feira, apareceu, antes de se reunir com diplomatas norte-americanos, que se deslocaram a Rangum para falar com ela e tentar retomar o diálogo diplomático com a Junta Militar que dirige Myanmar (antiga Birmânia).


A Prémio Nobel da Paz e líder da oposição passou 14 dos últimos 20 anos em prisão domiciliária - uma condição em que ainda se encontra - por defender uma via pacífica e democrática para o país.


O encontro com os representantes dos EUA aconteceu no Inya Lake Hotel, não muito longe da residência de Suu Kyi na antiga capital do país. Antes, a mais emblemática figura birmanesa, deixou-se fotografar pelos repórteres que a esperavam.


Da comitiva norte-americana, a mais importante que se desloca a Myanmar nos últimos 14 anos, fazem parte o secretário de Estado adjunto para Ásia Oiental e Pacífico, Scott Campbell, e o seu vice-secretário, Scott Marciel.


Antes do encontro com a Prémio Nobel da Paz, ambos tinham-se já reunido com o primeiro-ministro birmanês, o general Thein Sein, e têm encontros previstos com elementos da Liga Nacional para a Democracia, a formação política de Aung San Suu Kyi.

Sem comentários: