Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 5 de junho de 2009

A gripe A (H1N1) atingiu 21.940 pessoas em 69 países...

A directora-geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, convocou uma reunião da comissão de emergência para esta tarde.


A gripe A (H1N1) atingiu 21.940 pessoas em 69 países e causou 125 mortos, refere o último balanço divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Desde o anterior balanço da OMS, de quarta-feira, 2.681 novos casos de gripe, incluindo mais oito mortes, foram registados.


As maiores progressões de casos confirmados pela OMS foram observadas nos Estados Unidos (mais 1.001), no México (mais 534, incluindo mais seis mortos), na Austrália (mais 375), no Canadá (mais 265, incluindo mais um morto), no Reino Unido (mais 89) e no Chile (mais 56, incluindo um morto).


Em face dos últimos resultados, a directora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, convocou uma reunião da comissão de emergência, anunciou uma porta-voz.


"A comissão de emergência foi convocada das 14:00 às 15:00 (das 13:00 às 14:00 em Lisboa)", indicou a porta-voz da OMS, Fadela Chaib.


"A ordem do dia é debater a severidade do vírus A (H1N1) e também rever as medidas sanitárias a nível internacional" para combater a epidemia, acrescentou.


"Não posso dizer" se os peritos vão recomendar a passagem ao nível seis de alerta pandémico máximo, disse em resposta às questões dos jornalistas.


Actualmente, o nível de alerta encontra-se na fase cinco, num total de seis, o que significa a "iminência" de uma pandemia.


Na terça-feira, o director-adjunto da OMS, Keiji Fukuda, admitiu que o mundo "está perto" de declarar o nível máximo de alerta de pandemia, o nível 6, do vírus H1N1 da gripe A.


O "número dois" da OMS explicou que a possível passagem para o nível seis terá que ter em conta, após conversas com vários especialistas em todo o mundo, a expansão do contágio e a gravidade dos casos.


A OMS declarou o nível cinco de alerta no passado dia 29 de Abril, referindo então que a pandemia era "iminente".


Sem comentários: