Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Malasia e Peru ja estao na lista...

A Gripe A continua a disseminar-se pelo Mundo. As notícias mais recentes incluem a Malásia e o Perú, com um caso confirmado cada, no no mapa do vírus H1N1.


Em ambos os casos, os doentes estiveram recentemente em terras do Tio Sam. "O doente é um estudante, de 21 anos, que regressou a 13 de Maio dos Estados Unidos e que se queixou, um dia depois, de febre, dores de garganta e dores musculares", adiantou o Ministério da Saúde da Malásia.


Mais perto do centro da epidemia, a Gripe A foi confirmada numa peruana de 27 anos que chegou sábado passado num voo proveniente de Nova Iorque, anunciou quinta-feira o ministro da Saúde, Oscar Ugarte.


Os sintomas apareceram na mulher dois dias depois de ter chegado a Lima e a gripe A H1N1 foi diagnosticada depois de terem sido efectuados exames, declarou o ministro à imprensa. "A evolução da paciente é boa e ela está a recuperar", precisou Ugarte, que apelou à população para manter a calma.


Já não são novos no mapa da Gripe A, mas voltam a ser notícia. Polónia e Cuba registam novos casos. Nas Caraíbas, as autoridades cubanas confirmaram quinta-feira dois novos casos de gripe A H1N1 em jovens estudantes mexicanos, o que eleva a três o número de pessoas infectadas pelo vírus nesta ilha das Caraíbas.


O ministério cubano, que anunciou segunda-feira um primeiro caso num um estudante mexicano de 21 anos, assegura que o estado de saúde dos três jovens Mexicanos "evolui favoravelmente" graças a um tratamento anti-viral. Os três jovens infectados faziam parte de um grupo de 15 estudantes mexicanos que regressaram no fim de Abril a Cuba depois de terem passado férias no seu país.


Mais perto de nós, a Polónia, confirmou um segundo caso de gripe A H1N1, uma semana após o anúncio do primeiro caso no país desde o início da epidemia no México, anunciaram os serviços sanitários polacos.


Um homem de 42 anos, de regresso dos Estados Unidos com escala em Hamburgo, foi hospitalizado no oeste da Polónia, indicou Jan Bondar, porta-voz da inspecção sanitária polaca. O seu estado é "bom" e seis outras pessoas que tiveram contacto com o segundo caso confirmado foram colocadas em observação, precisou.


A primeira paciente polaca atingida pelo vírus da gripe A H1N1, com 58 anos, também regressou dos Estados Unidos, e foi hospitalizada na semana passada em Mielec, no sudeste do país. Já curada, a paciente deixou o hospital segunda-feira.


Os dados mais recentes confirmam o Canadá como um dos países mais afectados pela Gripe A, em paralelo com os Estados Unidos, ambos a alguma distância do México. A confirmação de 60 novos casos de gripe A H1N1 no Canadá na quinta-feira elevou o total de doentes confirmados no país para 449, aos quais se junta uma morte.


Segundo o Ministério federal da Saúde, do volume global de infectados com o vírus H1N1 apenas se encontram hospitalizadas 13 pessoas.


A doença continua a crescer no Canadá e, neste momento, o Ontário é a província canadiana com a evolução mais acentuada do número de doentes, apesar de os primeiros diagnósticos terem surgido na Nova Escócia (costa atlântica) e na Colúmbia Britânica (costa pacífica). Os números indicam, assim, que a gripe A H1N1 no Canadá está agora disseminada em nove das dez províncias e num dos três territórios autónomos do Norte.


Mapa_dos_Paises_afectados_pelo_Virus_H1N1.

Sem comentários: