Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A25 lidera em acidentes....


O Governador Civil de Viseu, Acácio Pinto, disse, em conferência de imprensa, que, ‘comparativamente com igual período do ano anterior (1.º trimestre), os valores da sinistralidade diminuíram à excepção do número de mortos, que se manteve igual’: cinco. Os feridos graves foram 23 e os feridos ligeiros 350. No geral, registaram-se menos 15 acidentes, trinta com vítimas, quatro feridos graves e menos 78 feridos ligeiros, tendo a A25 passado a liderar o número de acidentes. Nos três primeiros meses do ano registaram-se 1.205 acidentes, dos quais resultaram 290 vítimas, cinco das quais mortais.


Contrariando a tendência que se vinha registando, nestes últimos três meses, a via mais acidentada foi a A25. Seguiu-se as EN16, EN226 e a EN222. ‘Embora lamentando não ter sido possível diminuir o número de vítimas mortais, os restantes indicadores deixam-nos alguma satisfação’, disse Acácio Pinto, adiantando que ‘as iniciativas a desenvolver, no âmbito da prevenção e segurança rodoviária, continuarão a ser uma prioridade’. O governador civil adiantou que tem estado no terreno a ‘Escola Fixa’, mantendo-se ‘acções com outras entidades’. Quanto aos atropelamentos, verificaram-se 40, no primeiro trimestre-2009, 10 dos quais em passadeiras.

Vejamos mais dois tópicos deixados pelo Conselho de Segurança Rodoviária Distrital: É a faixa etária dos 25-34 anos de idade que provoca maior número de acidentes (391 e 554, respectivamente), idade a partir da qual se regista uma diminuição gradual. O menor número de acidentes verifica-se entre os condutores com mais de 65 anos (197). As causas mais prováveis ‘identificadas dos acidentes de trânsito são a velocidade excessiva (230), seguindo-se o desrespeito pelas regras da prioridade (97); a causa menos assinalada é a condução com excesso de álcool (7)’. Os acidentes ocorridos verificam-se maioritariamente entre o período das 8 e o das 20 horas, enquanto o dia mais acidentado é a sexta-feira (224 e o menos acidentado o domingo (146).


Sem comentários: