Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Continua a aumentar...

Um homem de 83 anos está internado no Hospital de S. João, no Porto, por suspeita de gripe A H1N1, um vírus que já atingiu 4379 casos em 29 países confirmados ontem pela OMS, mais 939 desde sexta-feira.


O Ministério da Saúde (MS), confirmou, entretanto no seu site, que "existe um caso em investigação". O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge está a fazer análises a um doente internado no Hospital de S.João, Porto, para averiguar se está infectado com o vírus da gripe A H1N1, adiantou o MS.


O idoso, regressado há quatro dias dos Estados Unidos da América (EUA), entrou sábado à noite no hospital, apresentando febre alta e dores musculares e das articulações. As amostras das análises foram enviadas ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O Ministério da Saúde não esclareceu informações veiculadas pela RTP e pela SIC segundo as quais os elementos da equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que transportaram o idoso haviam recolhido a casa por precaução.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) indicava um aumento de 939 casos num espaço de 24 horas, totalizando 49 mortos, mas informações das autoridades nacionais permitam chegar a um balanço de 53 óbitos - um terceiro nos EUA e o primeiro na Costa Rica.


A terceira vítima norte-americana era um homem internado em Washington com anomalias cardíacas e pneumonia viral, mas as autoridades responsabilizam o H1N1 pelo desfecho. A primeira costa-riquenha era um homem de 53 anos diabético e com uma infecção pulmonar.


Enquanto também na Europa se registava um aumento de casos (Reino Unido, Suécia, Itália e Noruega, por exemplo), no México, com o maior número de mortos, os estádios de futebol a reabriam em sinal de "normalização", mas com lotações limitadas a metade e uso de máscaras aconselhado.


No Brasil, após decretar o internamento obrigatório de quem tenha sintomas, o Governo determinou novas medidas: nos aeroportos do Rio de Janeiro e Paulo, os passageiros provenientes de países com registo da doença preenchem um formulário obrigatório e são vistos por técnicos da agência de vigilância sanitária, sendo conduzidos a uma sala de observação se apresentarem sintomas de gripe.


Sem comentários: