Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Recuperação do bairro da Cadeia implica demolição de vivendas




Está concluído o processo burocrático associado à
requalificação do bairro da Cadeia, no centro da cidade de Viseu. O concurso público do empreendimento, que prevê a demolição de vivendas e a construção de apartamentos, vai ser lançado nas próximas semanas, admitindo a Câmara Municipal de Viseu (CMV) que as obras possam arrancar ainda este ano ou no início do próximo.

O processo de requalificação do bairro da Cadeia, desenvolvido no âmbito da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), vai implicar a demolição de mais de uma centena de habitações, unifamiliares, construídas em 1946 com características arquitectónicas do Estado Novo.

Os moradores do que terá sido um dos primeiros bairros sociais do concelho de Viseu serão realojados nos prédios de apartamentos que a edificar no mesmo local.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu (CMV), Fernando Ruas, garante que a intervenção no bairro vai contribuir para a requalificação de uma zona central da cidade, e também para uma melhor qualidade de vida dos respectivos moradores que serão realojados nos edifícios de propriedade horizontal a construir.

"Para que se preserve a memória futura do bairro municipal, tencionamos deixar de pé meia-dúzia de casas que, após obras de beneficiação, acolherão serviços de interesse colectivo e associações", explicou.

O autarca diz que a recuperação em curso foi desenvolvida em consonância com os moradores. Fernando Ruas considera que a degradação do bairro, onde se praticam rendas baixas, em alguns casos inferiores a um euro por mês, impunha-se como forma de recuperar uma zona nobre da cidade e dar aos moradores melhores condições de vida.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu destaca o papel "fundamental" da SRU na viabilização da requalificação deste e de outros bairros urbanos degradados.

Requalificar todos os bairros periféricos

Há alguns meses que várias equipas da Câmara Municipal de Viseu analisam, minuciosamente, todos os problemas que afectam a qualidade de vida dos bairros periféricos à cidade. Ruas degradadas, passeios defeituosos ou inexistentes, candeeiros, caixas da luz, telefones ou sistemas de fornecimento de gás mal instalados, jardins sem tratamento e mobiliário antiquado, entre outros aspectos, constam da lista de correcções a introduzir. Fernando Ruas garantiu, esta semana, que o "levantamento exaustivo" está concluído, sendo tempo de avançar com a respectiva requalificação.

Bairro 1.º de Maio em fase de concurso

Situado nas proximidades do bairro da Cadeia, o 1.º de Maio é um dos bairros onde a Autarquia de Viseu vai intervir. O concurso público vai ser lançado e as obras deverão começar logo a seguir. Neste caso, o diagnóstico aponta para a construção de passeios, reposição de lancis e construção de novos espaços ajardinados

Sem comentários: