Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ETA - A 2 anos em PORTUGAL

A ETA tem uma base em Portugal há já dois anos, segundo diligências policiais a que a rádio espanhola Cadena SER teve acesso.

As autoridades portuguesas e a Guardia Civil referem que Oier Gómez, um dos suspeitos que alegadamente ocupou a vivenda de Óbidos, está referenciado numa outra investigação de Agosto de 2008, quando terá comprado um veículo que depois apareceu em Salamanca com explosivos.

A rádio refere ainda que um dos alvos dos etarras instalados em Óbidos seria o quartel da Guarda Civil em Zahara de los Atunes, pois na casa foram recolhidas fotos, dados de acesso ao edifício e detalhes sobre os turnos dos agentes destacados no local.

A Cadena SER acrescenta que o objetivo da ETA seria transferir um carro armadilhado de Portugal para a zona do quartel, escapando de novo para a base em Óbidos.

Os investigadores referem também que a ligação a Portugal de um dos dois suspeitos é mais antiga do que inicialmente previsto.

Segundo a rádio espanhola as autoridades acreditam que os dois homens em fuga tenham recebido ordens do antigo chefe militar da ETA, Garikoitz Aspiazu (Txeroki) para estabelecerem uma base da organização terrorista basca em Portugal.

As mesmas investigações, citadas pela Cadena SER, sugerem ainda que, além da casa de Óbidos, a ETA pode ter em Portugal outros esconderijos (normalmente conhecidos em Espanha como zulos) onde podem ter mais material.

As pás encontradas na viatura abandonada pelos etarras dias antes da descoberta da vivenda de Óbidos apresentavam sinais de terem sido usadas recentemente pelo que pode haver na zona esconderijos da organização.

Segundo a estação de rádio, as autoridades portuguesas e espanholas admitem que os indícios apontam que tanto Gómez como o outro suspeito a monte, Andoni Zengotitabengoa, já abandonaram Portugal.

A saída do país terá acontecido há cerca de uma semana e o destino dos suspeitos poderá ter sido o País Basco de onde esperam poder depois seguir para França, segundo os dados da investigação citados pela Cadena SER.

Sem comentários: