Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

INTERNET - o perigo à distância de um «click»...

«No Facebook tenho outra foto e outro nome». Catarina tem 9 anos e já percebe a importância de proteger a sua identidade na Internet. Esta terça-feira a escola E.B.1 Narciso Pereira, em Queijas, recebeu uma acção de sensibilização contra os perigos da Internet, desenvolvida pela Microsoft, para assinalar o Dia Europeu da Internet Segura.

João Cerqueira, com 9 anos, diz que esta acção serviu para «aprender a proteger os nomes e as informações pessoais». Da mesma idade, Gonçalo Cesário, disse que está ciente dos perigos mas admite ir à Internet antes de fazer os trabalhos de casa. «Vou com o meu pai e pesquiso coisas que a professora manda», disse.

«As crianças já estão muito familiarizadas com uma série de problemáticas», disse Patrícia Fernandes, representante da Microsoft presente no evento.

Veja aqui a opinião dos especialistas acerca da temática.

Muitos dos alunos com idades entre os 9 e os 10 anos admitem só ir à Net no fim-de-semana e sob o controlo dos pais. No entanto, um estudo efectuado pela Microsoft contraria esta ideia já que 52% dos pais vigiam a utilização que os filhos fazem da Internet contra 49% que não o fazem. Esclarecidos os filhos, é preciso elucidar os pais, e é nesse sentido que vão as próximas acções, revelou Patrícia Fernandes.

Apesar das crianças utilizarem a Internet maioritariamente para jogar, o perigo está à distância de um «click» e nesse aspecto a escola tem um papel importante a cumprir.

«Se não houver por parte da escola, do Ministério da Educação e de outras entidades privadas, preocupação em intervir, obviamente que eles vão por aí a fora», disse o professor José Dinis. «Existe uma componente lúdica e eles mexem sem limites», acrescenta.

Sem comentários: