Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

HAITI - Sismo de com magnitude de 7.0 atingiu o pais...


Um terramoto com magnitude de 7.0 atingiu esta terça-feira o Haiti tornando-se provavelmente na pior catástrofe do país, segundo as palavras do embaixador haitiano nos Estados Unidos, Raymond Josep. A nação é uma das mais pobres da região e do mundo, tem cerca de 10 milhões de habitantes e algumas horas do abalo ainda não é possível perceber a verdadeira dimensão da tragédia.

O abalo foi registado a 16 quilómetros da capital «Port-au-Prince» e apenas a 10 quilómetros de profundidade, segundo informa a Reuters. Veja aqui os detalhes do sismo link externo O abalo durou cerca de um minuto, mas nos momentos seguintes foram registadas várias réplicas. As primeiras duas marcaram 5.9 e 5.5 na escala de Ritcher.

O presidente do Haiti, René Préval, e a sua mulher, Elisabeth Debrosse Delatour, estão a salvo, afirmou o embaixador haitiano nos Estados Unidos.

Ainda não há registo oficial de vítimas até porque as comunicações telefónicas no país estão totalmente cortadas, no entanto, a Associated Press dá notícia de que o hospital local terá desabado. Gritos de socorro terão também sido ouvidos nas ruas e uma testemunha no local relata à CNN que vários edifícios terão desabado, incluindo edifícios governamentais, como o Palácio Nacional, que acolhe a presidência do país.
Os ministérios das Finanças, dos Trabalhos Públicos, da Comunicação e Cultura, bem como o Palácio da Justiça e a Escola Normal Superior ruíram, segundo reportou um jornalista do canal televisivo Haitipal.
Também a sede da missão da estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) foi destruída «em grande parte» pelo sismo de 7,3 na escala de Richter que hoje abalou aquele país, disse à AFP um funcionário da ONU.

A Reuters confirma que vários edifícios terão desabado, adiantando, no entanto, que há vários feridos e mortos debaixo dos escombros. Nos diversos órgãos de informação mundiais começam cada vez a surgir notícias de mortos. Um jornalista da France Press diz que o sismo foi de tal forma violenta que os carros saltavam nas estradas.
 
Um oficial norte-americano para a agricultura que estava no local relatou, segundo a AP, que «estava toda a gente em pânico» e que «o céu está tão escuro como o pó». O norte-americano que se dirigia para o hotel quando o chão começou a tremer, disse ainda que há pedras espalhadas por todo o lado numa ravina onde estavam construídas casas. «Está tudo cheio de entulho e muros desmoronados».
Um alerta de tsunami foi emitido na zona e abrangeu países como a República Dominicana, Cuba e Bahamas, mas cerca de uma hora depois do abalo inicial, foi cancelado.
O presidente norte-americano também já reagiu ao sismo e anunciou ajuda civil e militar

Sem comentários: