Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 22 de novembro de 2009

Investigadora dá conselhos. 25 pessoas recorreram este mês ao Centro de Informação Anti-Venenos..


A investigadora em botânica e micologia, Celeste Santos e Silva, acredita que as intoxicações por cogumelos venenosos são motivadas por crendices e desconhecimento das espécies que são colhidas.


«Deixem de acreditar nas crendices da colher de prata, do dente de alho ou da cebola, que escurecem se o cogumelo for venenoso», aconselha a especialista, em declarações à Lusa.


«As pessoas que o fazem tiveram sorte estes anos todos», afiançou a docente do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, classificando esta situação como «dramática».


A responsável exemplificou com outro caso: «Há pessoas que acreditam que se há lesmas ou larvas que comem os cogumelos eles também são bons para nós, o que não é verdade».


Esta semana morreram duas pessoas, um homem de Leiria e uma mulher de Pombal, em unidades hospitalares de Coimbra devido à ingestão de cogumelos venenosos.


Celeste Santos e Silva salientou que, «à primeira vista, é impossível distinguir os cogumelos que são comestíveis dos que são tóxicos».


«Não é pela cor, nem pela forma, nem pelo cheiro. Têm um conjunto de características que se conjugam para cada espécie de cogumelo», advertiu a investigadora, acrescentando que «para conhecer é preciso formação que não é apenas dos livros».


Entretanto, 25 pessoas recorreram este mês ao Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) devido a envenenamento por cogumelos.


Os dados do INEM indicam que até às 15:20 de dia 19 solicitaram a ajuda do CIAV 25 pessoas, num total de 34 consultas dadas este ano por aquele centro.


As restantes solicitações ocorreram nos meses de Março e Junho (duas em cada mês), Agosto (1) e Outubro (quatro).


Segundo o INEM, dos atendimentos efectuados em Novembro, sete reportam-se a doentes residentes no distrito de Leiria e quatro com morada em Braga. Já três são de Coimbra e outros três do Porto.


O CIAV é um centro médico de informação toxicológica que presta esclarecimentos sobre o diagnóstico, quadro clínico, toxicidade, terapêutica e prognóstico da exposição a tóxicos, e de intoxicações agudas ou crónicas.


O Centro de Informação Antivenenos aconselha as pessoas a contactarem este serviço (número de telefone 808250143) ou a dirigirem-se a uma unidade de saúde se após a ingestão de cogumelos surgirem sintomas, nomeadamente vómitos e diarreia.


O CIAV informa que, no caso de ingestão de cogumelos mais tóxicos, a situação leva à insuficiência hepática ou à falência do fígado.


No caso de se tratar de cogumelos menos tóxicos, a situação pode desencadear uma gastroenterite.


Moradores da freguesia de São Simão de Litém, concelho de Pombal, onde residia a mulher de 38 anos que morreu devido à ingestão de cogumelos venenosos, revelaram-se hoje surpreendidos com a situação.


«Nunca houve nenhum acidente com cogumelos», disse à Agência Lusa Daniel Gameiro, que desde criança se habituou a comer os cogumelos que o avô colhia e que hoje também apanha iguais na localidade de Vila Galega.

Sem comentários: