So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Descoberto em Espanha um "insecto CSI"

Um estudo espanhol revela que uma nova espécie de insecto, chamada "Prochyliza nigricornis", sente uma atracção "forte" por cadáveres em estado de decomposição avançado, podendo, assim, ser arma para a ciência forense na resolução de casos policiais.

Até agora, julgava-se que este insecto era uma mosca que vivia na Alemanha, Eslováquia, Holanda, Reino Unido, República Checa e Suíça, mas o estudo realizado, recentemente, pelo Instituto de Pesquisa de Ciências da Universidade de Alcalá de Henares, descobriu esta espécie na região central de Espanha.

 
Descoberto em Espanha um "insecto CSI"

 
O facto deste novo insecto praticar a necrofagia, é uma "ajuda valiosa" para a polícia forense, já que esta família de insectos é "importante" para avaliar o estado "post mortem" de cadáveres em estado de decomposição, explica o cientista Martin-Vega.

"Prochyliza nigricornis" diferencia-se da maioria dos insectos que, também, se alimentam de cadáveres, pois a sua anatomia é distinta das restantes 11 espécies necrófagas que existem na Península.

A Universidade de Alcalá tenciona aplicar os resultados das pesquisas de forma eficiente nos processos policiais e, para isso, estabeleceu um acordo com a polícia cientifica.

JN

Sem comentários: