Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 27 de setembro de 2009

Presidente da República apelou aos portugueses para que votem nas legislativas de domingo...


O Presidente da República apelou este sábado aos portugueses para que votem nas legislativas de domingo «num tempo de grandes dificuldades» e garantiu que manteve «escrupulosamente» o compromisso de igualdade e isenção face aos partidos.


Na tradicional mensagem do Chefe de Estado que antecede as eleições, Cavaco Silva sublinhou que estas legislativas «têm lugar num tempo de grandes dificuldades». «A situação do País é motivo de sérias preocupações», avisou, considerando que estes tempos impõem a todos um grande sentido de responsabilidade.


«Pela minha parte, mantive escrupulosamente e com o maior rigor o compromisso de total isenção e imparcialidade em face dos diversos partidos», garante o Presidente da República.


Cavaco Silva invocou, também, a responsabilidade que começa nos cidadãos eleitores, «que devem participar neste acto eleitoral, não devem ficar em casa».


«Mas também uma responsabilidade que se estende às diversas forças partidárias. Ao longo da campanha eleitoral, os partidos tiveram oportunidade para apresentar os seus programas e para discutir as soluções que propõem para os problemas que o País enfrenta», sublinhou.


Depois, acrescentou, «em função dos resultados eleitorais, será formado um novo Governo, o qual deverá apresentar o seu programa perante a nova Assembleia da República», num processo em que «todos têm de assumir as suas responsabilidades».


«Ao Presidente da República não compete interferir na vida político-partidária ou condicionar a livre escolha dos eleitores. Do primeiro ao último dia do meu mandato serei sempre Presidente de todos os Portugueses», assegurou, por seu lado, o Chefe de Estado.


Já os partidos, defendeu, «têm a responsabilidade de ouvir e esclarecer os cidadãos, de apresentar as suas propostas e discuti-las, pois são os partidos que têm de apresentar soluções de governo para os desafios com que Portugal se confronta», afirmou.


A mensagem do Chefe de Estado terminou com um novo apelo ao voto dos portugueses, destacando a particular importância das legislativas de domingo, dada a situação internacional e do país.


«Como Presidente da República, posso garantir-vos: o que está em jogo é demasiado importante para que nos possamos dar ao luxo de ficar em casa, deixando aos outros a responsabilidade de tomarem decisões que são de todos», apelou.

Sem comentários: