Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Viseu continua laranja...

PSD ganhou, mas surpresa eleitoral foi o CDS/PP


O PSD ganhou no distrito de Viseu, contrariando a tendência nacional. Pelo Círculo Eleitoral de Viseu foram eleitos nove deputados, quatro do PSD, quatro do PS e um do CDS/PP. A distribuição dos lugares na Assembleia da República manteve-se igual.


Ontem, os sociais-democratas conseguiram mais de seis mil votos que os socialistas. Mas a surpresa da noite foi o CDS/PP, partido que registou a maior subida de sempre.


A mudança de cabeça-de-lista, de Miguel Anacoreta Correia (não residente no distrito) para Hélder Amaral, que já o tinha substituído no Parlamento, parece ter sido favorável ao partido, que obteve mais de cinco mil votos do que em 2005.


O Bloco de Esquerda também aumentou, enquanto que a subida da CDU foi ligeira.
Comparativamente a 2005, quer o PSD, quer o PS desceram na votação, embora a abstenção também tenha sido maior nas Eleições de ontem. Em 2005 os socialistas tinham conseguido vencer com uma pequena margem, mas os eleitores do distrito deram agora a vitória aos sociais-democratas. O CDS/PP subiu de 8,64 por cento para 13,41 por cento de votantes. O BE aumentou de 3,33 para 6,49 e a CDU de 2,24 para 2,86 por cento.
Num distrito com 24 concelhos, o PSD obteve a vitória em 19.


Resende e Mortágua mantiveram a votação no PS, assim como S. João da Pesqueira, Mangualde e S. Pedro do Sul que já em 2005 tinham dado a vitória aos socialistas. Relativamente a 2005, o Partido “perdeu” seis municípios.


No distrito de Viseu a abstenção foi de 43,62, num total de 381.883 inscritos.


1 comentário:

Mário Lobo disse...

um pouco de atenção à verdade dos factos não ficava mal...
viseu não continua laranja, porque viseu foi rosa em 2005.
e mortágua não manteve a votação no PS, já que em 2005 deu a vitória ao PSD.
a verdade histórica não é aquilo que queremos fazer dela.