Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 27 de setembro de 2009

Estádio do Restelo recebeu derradeiro concerto da tournée. Mega-produção celebrou 30 anos de canções que atravessam gerações...


Os Xutos & Pontapés prometeram e cumpriram: a digressão «30 Anos À Nossa Maneira» fechou «em grande» no Restelo. O Estádio do Belenenses esteve bem composto de público e os vários milhares de fãs foram brindados com uma mega-produção e um concerto com três horas de duração.


Foi já com noite cerrada, e depois do aquecimento d'Os Pontos Negros e dos Tara Perdida, que os Xutos subiram ao gigantesco palco com 50 metros de largura. O riff sujo da guitarra de Zé Pedro anunciou «Quem é Quem» e a viagem pelas três décadas de música da banda começou mesmo num dos mais recentes êxitos, retirado do último disco.


Nas bancadas e no relvado, a festa fez-se em tons negros (das t-shirts) e alaranjados (do variado merchandising da Optimus). Novos e velhos, pais e filhos, avós e netos - todos eles celebraram e cantaram temas que atravessam gerações, desde «Não Sou o Único» até «Remar Remar», passando por «Homem do Leme» ou «Minha Casinha».


Vídeo:

link externo


Tim e Zé Pedro foram os habituais porta-voz na hora de falar com os fãs, apresentando «a primeira canção de amor dos Xutos», «Conta-me Histórias», ou dedicando «Ai Se Ele Cai» a todos os que assistiram a um concerto da banda pela primeira vez.


Sempre discreto, mas com electricidade nos dedos, João Cabeleira foi o mestre da guitarra eléctrica que maravilhou os adeptos dos solos e os fãs de riffs inconfundíveis como o de «Remar Remar», tocado descontraidamente com um cigarro aceso no canto da boca.


Gui é, há décadas, um elemento imprescindível na banda - «Esta Cidade» e «Contentores» não seriam os mesmos sem a marca do seu saxofone. Kalú, eterno «puto» por detrás da bateria, cantarolou o «Atirei o pau ao gato» em «Dia de S. Receber» e chegou-se à frente para dar voz a «Sem Eira Nem Beira».


«Sem Eira Nem Beira» como recado para votar


Na noite de véspera de eleições, a canção, que tanta polémica gerou em volta do «senhor engenheiro» a quem Kalú se dirige, acabou por ser cantada em massa pelo público, tal qual um verdadeiro clássico dos Xutos.


Zé Pedro pegou na deixa e incitou todos a votarem este domingo: «Não deixem que os outros decidam por vocês».


Pacman (Da Weasel), Manuel Paulo (ex-Ala dos Namorados), Pedro Gonçalves (Dead Combo) e Camané juntaram-se à festa feita em palco e deram força a temas como «O Sangue da Cidade» ou «O Homem do Leme».


«Só mais uma»


Desta vez, «Minha Casinha» não fechou o concerto, mas foi passagem obrigatória no alinhamento de 33 canções. A pedidos de «só mais uma», os Xutos regressaram pela segunda vez ao palco com um «Para Ti, Maria» que mostrou que ainda havia energia para saltar e dançar como se não houvesse amanhã.


No final, e já com as despedidas feitas com fogo-de-artifício, sinal menos para os «fãs» que apuparam Kalú quando este vestiu uma camisola do FC Porto. Afinal, e infelizmente, o futebol ainda fala mais alto do que a música, mesmo quando falamos da maior banda de rock em Portugal.


Alinhamento do concerto:


1. Quem é Quem?
2. Não Sou Jesus
3. Não Sou o Único
4. Mundo ao Contrário
5. Conta-me Histórias
6. Gritos Mudos
7. Jogo do Empurra
8. Enquanto a Noite Cai
9. Remar Remar
10. O Falcão
11. O Sangue da Cidade
12. Perfeito Vazio
13. O Que Foi Não Volta a Ser
14. Se Não Tens Abrigo
15. Pêndulo
16. Homem do Leme
17. Super Jacto
18. Amor Com Paixão
19. Esta Cidade
20. Prisão Em Si
21. Circo de Feras
22. Dá Um Mergulho
23. Chuva Dissolvente
24. À Minha Maneira
25. Contentores

Encore 1


26. Sem Eira Nem Beira
27. Submissão
28. Classe de 79
29. Ai Se Ele Cai
30. Dia de S. Receber
31. Minha Casinha

Encore 2

32. Para Sempre
33. Para Ti, Maria

Sem comentários: