Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 17 de maio de 2009

Noruega venceu o 54 Festival da Eurovisao com a cancao "Fairy Tale" (Conto de Fadas).


"Fairy Tale" (conto de fadas), a canção representante da Noruega, interpretada por Alexander Rybak, obteve uma vitória esmagadora no 54.º Festival da Eurovisão, realizado em Moscovo. À canção portuguesa coube o 15.º lugar.


A vitória norueguesa não foi uma surpresa, dado que Alexander Rybak, originário da Bielorússia, era considerado nos bastidores do festival e nas sondagens como um dos favoritos. Em segundo lugar ficou a Islândia e em terceiro o Azerbeijão.


A prestação portuguesa, pelos Flor-de-Lis acabou por se traduzir num dos melhores resultados de sempre. Apenas dois lugares atrás da canção interpretada por Vânia Fernandes ("Senhora do mar") que no ano passado registou a 13.ª posição.


Os Flor-de-Lis receberam, contudo, largos elogios da imprensa russa. A voz de Daniela Varela foi considerada uma das melhores, entre as 25 prestações.


Coube à Lituânia abrir a competição e a última canção a ser apresentada foi a espanhola. A votação esteve a cargo de 42 países.


Para os Flor-de-Lis, para trás ficaram dias intensos de trabalho e sensações. "Senti uma emoção muito, muito grande", referiu Daniela Varela lembrando os momentos em que enfrentou pela primeira vez o público presente no pavilhão Olímpico de Moscovo, durante a primeira meia-final, e viu "as bandeiras a agitarem-se e toda aquela gente a gritar 'Portugal, Portugal'".


"Naqueles dois minutos antes de começar, que em Portugal e na televisão não se viram, nós estivemos ali a vibrar com toda a gente a gritar 'Portugal'", explicou, por seu lado Ana Sofia, adiantando que, "quando a música começou e as câmaras finalmente mostraram o que estava a acontecer no palco, nós já estávamos em delírio. Foi uma simpatia enorme a forma como nos receberam".


Ana Sofia reconhece que os Flor-de-Lis são "uma banda de sonhadores" e que "é fácil, com muito pouco, irmos às nuvens", mas sublinha que "foi muito forte para a o grupo. "Nós não estamos habituados a pisar palcos com esta dimensão, vermo-nos num mundo de emoções novo e é até difícil de controlar. É muito bom sentir o público". "Emocionar-se faz parte da nossa natureza", sublinha Daniela, que acha que "Portugal é um país muito musical, com muito boa música, muito boa melodia e grandes intérpretes".


Quanto à tensão e competitividade nos bastidores entre os intérpretes dos diversos países, Daniela desmistifica. "É um ambiente descontraído, e fizemos as nossas "jam sessions" com o pessoal dos outros países. Foi muito giro. Não vimos diferença, mais competição ou maior agressividade por causa do pódio. As amizades que ficaram, ficam". Os instrumentos e a alegria portuguesa levaram a que, nos bastidores até israelitas e checos tenham participado em sessões em que se tocava o "corridinho" e o "vira".


No que diz respeito às expectativas que levavam para a final de ontem à noite, Pedro Marques não escondeu que gostava "de atingir o melhor lugar possível", mas foi adiantando que havia músicas muito fortes: "Houve realmente melodias muito boas, presentes neste festival da canção".


Deve-se ainda sublinhar que alguns dos concorrentes têm por trás uma potente máquina comercial, "vêem de outros programas televisivos, são internacionalmente conhecidos, com uma carreira, CD's, e têm as editoras por trás, que trabalham". Mas o autor de "Todas as ruas do amor" prometia que a "simplicidade" e prestação em palco da banda lhes daria o melhor resultado possível.


Final resultados


1 Noruega 387
2 Islandia 218
3 Azerbaijao 207
4 Turquia 177
5 Reino Unido 173
6 Estonia 129
7 Grecia 120
8 Franca 107
9 Bosnia Herzegovina 106
10 Armenia 92
11 Russia 91
12 Ucrania 76
13 Dinamarca 74
14 Moldavia 68
15 Portugal 57
16 Israel 53
17 Albania 48
18 Croacia 45
19 Romenia 40
20 Alemanha 35
21 Suecia 33
22 Malta 31
23 Lituania 23
24 Espanha 23
25 Finlandia 22


vision Song Contest 2009 Final

Eurovision Song Contest 2009 Final

Open scoreboard


o Pais vencedor - Noruega com 387 pontos




Portugal 15 lugar com 57 pontos


Sem comentários: