Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Casos suspeitos em Seia e nos Açores ...


Uma mulher com suspeita de gripe A deu entrada de manhã no serviço de urgência do Hospital de Seia. A ministra da Saúde confirmou, entretanto, que há um caso suspeito no Hospital de Ponta Delgada, Açores.


A mulher que deu entrada no serviço de urgência do Hospital de Seia deverá ser transferida para os Hospitais da Universidade de Coimbra.


"Confirmamos um caso suspeito na urgência do Hospital de Seia. Foi activado o plano de contingência da gripe local e o processo está a seguir os trâmites definidos pela Direcção-Geral de Saúde, disse Luísa Lopes, directora da urgência da Unidade Local de Saúde da Guarda, que abrange aquele hospital.


Luísa Lopes, directora da urgência da Unidade Local de Saúde da Guarda, que abrange aquele hospital, disse à Agência Lusa tratar-se de uma mulher de 60 anos, residente em Seia.


"Regressou ontem dos Estados Unidos da América já com sintomatologia e hoje de manhã apresentou-se no Hospital [de Seia]" com sintomas associados à doença, referiu.


Adiantou que logo que o caso foi detectado "foi activado o plano de contingência da gripe local e o processo está a seguir os trâmites definidos pela Direcção-Geral de Saúde".


"A doente vai ser transferida para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), que é o hospital de referência para os casos suspeitos", acrescentou Luísa Lopes.


"Está tudo a seguir os trâmites previstos pela Direcção-Geral de Saúde", assegurou a médica, explicando que a coordenação do transporte da doente para Coimbra "pertence ao INEM".


Ministra confirma suspeita nos Açores


A ministra da Saúde, Ana Jorge, confirmou hoje a existência de um caso suspeito de gripe A (H1N1) nos Açores, realçando a necessidade de, nestas situações, o doente ficar "isolado" até serem conhecidos os resultados das análises.


"A situação, habitualmente, é muito ligeira do ponto do vista clínico para a pessoa, no entanto, como sabemos que é um vírus de fácil transmissão, [o doente] fica isolado para que não possa transmitir a outras pessoas", disse.


Questionada pelos jornalistas, Ana Jorge confirmou que "há uma suspeita que foi validada como hipótese de se poder tratar de um caso de gripe A" nos Açores.


"Havia clínica compatível e havia epidemiologia, isto é, vinha de uma zona afectada e, portanto, vão ser feitas as análises", salientou, em declarações aos jornalistas, depois da inauguração de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados na povoação de Aguiar, concelho de Viana do Alentejo, em que também participou o primeiro-ministro.


De acordo com a ministra, "o produto para as análises" seguiu para o Instituto Ricardo Jorge, onde irá ou não ser confirmado o caso suspeito.


Segundo o Governo açoriano, uma mulher de 84 anos, que regressou há quatro dias dos Estados Unidos, encontra-se internada numa zona especial do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, por suspeita de gripe A (H1N1).


A mulher, cuja identidade não foi revelada, dirigiu-se terça-feira ao Centro de Saúde da Ribeira Grande, na costa norte da ilha de S. Miguel, onde, devido aos sintomas que apresentou, foi considerada um caso para análise.


Nesse sentido, segundo um comunicado do Governo Regional, foi activada a linha Saúde Açores, criada exclusivamente para atender a este tipo de situações, que activou um meio especializado de transporte.


A doente foi transportada para o Hospital de Ponta Delgada, onde se encontra internada numa zona especial, dedicada a este tipo de casos.


Terça-feira, o Ministério da Saúde disse que a mulher que estava internada desde segunda-feira no Hospital de S. João, no Porto, não estava infectada pelo vírus da gripe A (H1N1).


Portugal continua a registar apenas um caso confirmado de gripe A, desde o dia 24 de Abril.



Sem comentários: