Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 11 de abril de 2009

Tremeu-se mas foi fraco.

Um sismo de magnitude de 2,5 na escala de Richter, com epicentro no Montijo, foi sentido na Margem Sul e em Lisboa. O abalo teve origem na Falha do Vale Inferior do Tejo, zona classificada como o mais elevado nível de perigosidade sísmica do Ocidente da Península. O sismo, que não causou vítimas ou danos materiais, ocorreu sete horas após um tremor de terra de menor intensidade registado em Cascais.


"Estava a fazer a barba quando vi o candeeiro a dançar", disse ao CM Manuel dos Santos, morador na Moita, zona onde o sismo mais se fez sentir. "Eram quase 08h30 e até o espelho se mexeu", recorda aquele morador, de 75 anos.


António Pinho, de 53 anos e também da Moita, acordou na altura do sismo. "Moro numa casa antiga e levantei-me assustado por causa do barulho que o telhado estava a fazer, mas, na altura, não percebi o que se estava a passar", disse. Nem os bombeiros nem a GNR da Moita receberam qualquer chamada relacionada com o abalo.


Isabel Abreu, sismóloga no Instituto de Meteorologia, disse ao CM que "o tremor de terra do Montijo ocorreu na falha do Vale do Tejo com uma magnitude ligeiramente superior ao normal". A sismóloga explicou que "não é possível estabelecer uma ligação entre este tremor de terra no Montijo e o sismo de 6 de Abril em Itália".


Segundo o Plano Especial de Emergência de Risco Sísmico da Área Metropolitana de Lisboa e concelhos limítrofes, um sismo de magnitude de 6,6 com epicentro no Vale Inferior do Tejo poderá matar dez mil pessoas.


MONTIJO EM ZONA DE RISCO


O Montijo localiza-se numa zona sísmica onde se registaram alguns dos mais destruidores tremores de terra do País. O maior sismo do século passado ocorreu nesta zona, em 1909, em Benavente. Os sismos de 1344 e de 1531 também tiveram como epicentro o Vale Inferior do Tejo que, para o investigador de engenharia sísmica João Fonseca, apresenta "o mais elevado nível de perigosidade da região ocidental da Península". Face ao risco existente, o Grupo Parlamentar do PCP entregou na Assembleia da República um projecto de resolução para a criação de um Plano Nacional de Redução de Vulnerabilidade Sísmica.

Sem comentários: