Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 10 de abril de 2009

E por causa da guerra dos politicos que o pais nao vai para frente

O Ministério da Agricultura escolherá, nos próximos dias, uma das duas associações que disputam a gestão de milhões dos fundos comunitários em Lafões. Só uma ganhará. Para já, trocam-se acusações de partidarismo.


Em 2008, devido à sobreposição de territórios, a administração do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) chumbou os projectos apresentados pelas duas organizações: a Associação de Desenvolvimento Regional de Lafões (ADRL), que abrange S. Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, e a Associação de Desenvolvimento de Dão Lafões e Alto Paiva (ADDLAP) que intervém, além daqueles mesmos concelhos, nos de Viseu e Vila Nova de Paiva.


Apesar dos esforços que alegam ter desenvolvido, de parte a parte, para chegarem a um entendimento, e dessa forma evitarem uma nova reprovação, as associações acabaram por recandidatar os respectivos projectos deixando ao gabinete de planeamento do Ministério da Agricultura a responsabilidade de decidir.


Em declarações recentes à Rádio Vouzela, a propósito do impasse que diz estar a retardar o acesso da região a fundos na ordem dos 13,5 milhões de euros, Guilherme Almeida, da ADDLAP (também vereador do PSD na Câmara de Viseu), afirmou que a outra candidatura, ao contrário da sua, está muito "alinhada" com o partido do Governo.


Guilherme Almeida deixou mesmo um aviso: "Estamos confiantes que vamos ganhar. Se isso não se verificar, iremos até ás últimas consequências".


Ganhar o melhor projecto


Maria do Carmo Bica, responsável pela ADRL, considera "inadmissível que alguém faça pressões e ameace ir até às últimas consequências, para conseguir a aprovação do seu projecto".


"É muito mau. A valia técnica dos projectos é feita a partir de critérios objectivos publicados em Diário da República. Tem de ganhar o melhor. Pela nossa parte, estamos confiantes".


A responsável, candidata pelo PS à Câmara de Vouzela, diz que o projecto da ADRL é abrangente e recusa conotações com o Governo. "Ao contrário de outros, não espero que a candidatura da ADRL seja aprovada para fazer campanha eleitoral. Toda a vida tive uma participação política activa, e nunca misturei essa actividade com o meu trabalho ou com o movimento associativo".


A ADDLAP afirma, em comunicado, esperar que o impasse de 9 meses seja ultrapassado por uma decisão "célere" da tutela.


Sem comentários: