Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O sismo em Italia ja fez 100 vitimas

Há pânico. Há aldeias destruídas quase por inteiro. O sismo ocorrido, esta segunda-feira, na região de Abruzzo, no centro de Itália, causou 100 mortos, mas o ministro do Interior, Roberto Maroni, estima que até 150 pessoas possam ter morrido.


Numa conferência de imprensa, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, adiantou que o sismo causou ainda "1.500 feridos até agora" e anunciou que está a ser montado um acampamento com capacidade de abrigar entre 16 mil a 20 mil pessoas.


O mais grave sismo a atingir a Itália em 30 anos poderá ter feito 
entre 45 a 50 mil desalojados, segundo a Protecção Civil italiana. Mais de dez mil edifícios foram atingidos pelo terramoto, nas contas da Protecção Civil, e a população ajuda agora as forças de socorro para tentar salvar quem se encontra sob os escombros.


As vítimas mortais, assim como as pessoas que se encontram ainda desaparecidas, residiam em L'Aquila, região de Abruzzo.


"Há pânico. Há aldeias destruídas quase por inteiro. As mães, os filhos, as mulheres, saímos todos", afirmou um dos sobreviventes em declarações ao diário Corriere dell Sera.


"Não sei quantas pessoas ficaram debaixo dos escombros. Eu estava com a minha mulher na cama no segundo andar. No primeiro estavam a minha mãe e os meus filhos. Todos os tectos caíram. Nem sei como conseguimos sair com vida", acrescentou.


Outro sobrevivente, Guido Mariani, explicou ao diário italiano La Repubblica que esteve "três horas debaixo dos escombros" e que "felizmente" as vigas impediram que um muro lhe caísse em cima.


Mariani relatou que aqueles que o salvaram estavam a retirar os escombros com as mãos, sem qualquer protecção, e disse desconhecer quantas pessoas estavam soterradas no aglomerado de casas junto da sua.


Em Aquila, Maria Francesco contou à agência noticiosa francesa AFP que o sismo desta madrugada a fez pensar no apocalipse: "Há três meses que havia abalos aqui e que eram cada vez mais fortes. Esta noite foi o apocalipse, a nossa casa ruiu, ficou destruída, não podemos recuperar nada", relatou ao jornalista, encostada ao seu carro, também completamente destruído.


O primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, anunciou que assinou o estado de emergência devido ao sismo que abalou a região de Abruzzi. Um porta-voz do seu gabinete citado pela agência Efe anunciou que Berlusconi cancelou uma visita oficial a Moscovo, que devia iniciar hoje, devido ao sismo.


História de terramotos em Abruzzo


Em 1703, Abruzzo foi atingida por aquele que foi o mais devastador terramoto de sempre nesta região. A cidade de L'Aquila foi severamente atacada por um violento sismo que destruiu igrejas, praças e uma catedral medieval. A cidade teve que ser reconstruída tal foi o grau de destruição.


Mas o historial da cidade conta ainda com os terramotos de 1349, 1461 e 1646 que atingiram o centro histórico da L'Aquila.


No séc.XIII a cidade ficou completamente destruída e chegou a ser abandonada, temporariamente, pela população.

Sem comentários: