Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Homem está a destruir «a vida no planeta Terra»

O Homem está a acabar com a vida no planeta Terra, declarou esta segunda-feira o director do programa para o meio ambiente da ONU, Achim Steiner.

Durante a sessão de abertura da décima edição da Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP-10), Achim Steiner sublinhou que «este é o único planeta no universo em que sabemos que existe vida como a nossa e estamos destruindo as bases que a sustentam», escreve a BBC.

O mesmo discurso pessimista foi adoptado por outras figuras especialistas da área ambiental, que chegaram a contar com analogias que igualavam a fase que o mundo vai atravessar, segundo as suas previsões, ao período de extinção dos dinossauros.

«O problema da natureza é um problema da vida humana. Hoje, infelizmente, a vida humana é um problema para a natureza», aludiu Ryo Matsumoto, ministro japonês do Meio Ambiente, recordando que a perda da biodiversidade pode chegar a um ponto irreversível se não for travada a tempo.

O ministro considera ainda que «falhamos, indivual e colectivamente» no cumprimento dos objectivos lançados no encontro de Joanesburgo, em 2012. «Toda a vida na Terra existe graças aos benefícios da biodiversidade, na forma de terra fértil e água e ar limpos. Mas estamos agora próximos de perder o controle se não fizemos grandes esforços para conservar a biodiversidade», acrescentou

O encontro começou esta segunda-feira em Nagoya, no Japão, e termina no dia 29 de Outubro. Durante estas próximas duas semanas, representantes de 193 países vão avaliar as metas de preservação ambiental assumidas para 2010 e definir quais serão os próximos objectivos até 2020.

TVi24

Sem comentários: