Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ladrões roubam banco depois de escavar túnel de 30 metros

Cerca de 143 cofres foram encontrados vazios esta segunda-feira num banco de Buenos Aires, na Argentina, depois de um roubo multimilionário levado a cabo durante as festividades de passagem de ano. Para concretizar o assalto, os ladrões passaram por um túnel de 30 metros de extensão, escavados durante os últimos cinco meses.

«Só faltava terem pintado o muro, porem-lhe música ambiente e ar condicionado», disse esta terça-feira o especialista de segurança Héctor Muzzio citado pela AFP, sobre a escavação que permitiu o acesso aos pelos menos quatro autores do crime à sucursal do «Banco de la Provincia» na capital argentina, que se situa em plena zona comercial de um dos bairros daquela cidade.

O corredor subterrâneo partia de um local perto do banco, alugado com identidades falsas no passado mês de Julho.

Segundo a agência noticiosa, o roubo concretizou-se sem contratempos apesar de o alarme dos cofres do segundo maior banco da Argentina terem disparado três vezes durante o fim-de-semana, admitiram as autoridades locais.

Os ladrões chegaram mesmo a criar um sistema de ventilação e, para suavizar o ruído, forraram o túnel.

O roubo foi concluído esta segunda-feira pela manhã, antes da hora de abertura do banco, segundo mostras as câmaras de vigilância. Nos vídeos captados, os ladrões aparecem a carregar tranquilamente uma carrinha com um total de onze sacos de bens valiosos.

Centenas de pessoas acorreram esta terça-feira ao banco, pelo segundo dia consecutivo, para averiguar se estão entre os afectados pelo roubo, avançou a agência noticiosa.

Foi no passado dia 26 de Julho que o plano começou a ser posto em marcha, quando uma mulher com a identidade falsa de Cyntia Aguirre alugou um estabelecimento comercial, de onde construiu parcialmente o túnel sob o pretexto de que estava a fazer obras.

No entanto, Muzzio garante que um plano daquela dimensão deve ter demorado entre «dez meses a um ano» a ser concebido.

TVi24

Sem comentários: