Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Rapaz de dez anos tinha «provavelmente» uma cardiomiopatia...


A ministra da Saúde acaba de anunciar os resultados da autópsia do rapaz de 10 anos que faleceu esta quarta-feira vítima de gripe A, no Hospital D. Estefânia, em Lisboa.


Segundo Ana Jorge, não foi o vírus H1N1 sozinho a provocar a morte, mas sim a sua conjugação com uma doença que não tinha sido ainda detectada na criança.


H1N1: complicação fatal é rara em crianças


«A autópsia realizada esta quinta-feira revela alterações do músculo cardíaco para além de alterações cognitivas com a gripe A. Este resultado indicia a existência de uma doença cardíaca agravada pelo vírus H1N1, que esteve na origem da morte da criança», disse a governante, em conferência de imprensa.


Dando como «provável» a existência de uma «cardiomiopatia prévia», a ministra explicou: «É uma doença congénita que se traduz no aumento da espessura do músculo cardíaco e geralmente não apresenta sintomas. Com gripe A, uma pessoa com esta doença pode ter morte súbita


Ana Jorge especificou ainda que o rapaz de 10 anos, que deu entrada uma primeira vez no Hospital São Francisco Xavier logo na segunda-feira, tinha nessa altura «um quadro clínico compatível com sindroma gripal benigno».


«Perante esses sintomas, a criança foi medicada, aconselhada a ficar em casa sob vigilância», afirmou, acrescentando que só «após o agravamento do seu estado» a criança deu entrada no Hospital D. Estefânia, quarta-feira, pelas 6h00.


Gripe A: quinta morte em Portugal


«Os sintomas eram nessa altura compatíveis com uma infecção por gripe. Foi internada no serviço de infecciologia, onde acabou por falecer pelas 14h00», contou.


O ministério da Saúde aguarda ainda pelos restantes exames para concluir que foi esta doença, em conjugação com o vírus H1N1, que provocou a morte súbita da criança.


«As duas situações em conjunto foram a razão da morte súbita», concluiu.


Ana Jorge acrescentou ainda que todas as indicações do plano contra a gripe A se mantêm e aconselhou os pais e professores a retirarem «do meio das outras crianças» qualquer filho ou aluno com sintomas.

Sem comentários: