Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Período de seca pode terminar se nos próximos meses os níveis de precipitação aumentarem...

Pastagens estão a «morrer» no Alentejo - Foto Nuno Veiga/Lusa


O Verão terminou com cerca de 96 por cento do território em situação de seca meteorológica, porém, o Instituto de Meteorologia indica que é necessário aguardar pelas chuvas de Outono e Inverno para concluir se o futuro vai ser «difícil».


O presidente do Instituto de Meteorologia, Adérito Serrão afirma que «não é ainda uma situação que podemos antecipar como muito difícil, pois tudo depende agora da precipitação do Outono e Inverno», avançou à Lusa o, comentando a «Análise Climatológica do Verão de 2009», revelando ainda ter havido um agravamento da situação de seca.


O Verão climatológico, que inclui os meses de Junho, Julho e Agosto, acabou com 96 por cento do território continental em situação de seca, sendo que 34 por cento estava em seca severa, 37 por cento em seca moderada e 25 por cento em seca fraca.


Para Adérito Serrão, estes dados são o resultado de uma Primavera quente e com menos chuva do que o habitual e também de um Verão quente que, embora chuvoso em algumas zonas do país, não trouxe os níveis de chuva que permitissem tirar o país da situação de seca.


O responsável esclarece ainda que neste momento «tudo depende agora da precipitação, mas para já não é uma situação meteorológica preocupante». A seca pode ainda ser evitada se a mãe natureza for generosa com as chuvas de Outono e Inverno.

Sem comentários: