Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Flu Google Trends fornece uma actualização sobre a propagação da doença em 30 países em todo o mundo...

Mapa Flu Google Trends


Conhecer a evolução da incidência da Gripe A e os seus sintomas já é possível através de buscas na internet. É desta forma que funciona o Google Flu Trends, um serviço do motor de busca que oferece dados actualizados sobre a propagação da gripe em 30 países do mundo.


Com esta abordagem, a tecnologia do Google pode detectar epidemias de gripe antes dos outros sistemas porque estima a actividade do vírus praticamente em tempo real.


«Este é um modelo estatístico que nos permite observar a evolução em tempo real a doença», diz Isabel Salazar, directora de marketing de produto do Google em Espanha. Assim, a ferramenta realiza pesquisas aos utilizadores Google sobre os sintomas da gripe de modo a estimar o número de casos num determinado país.


O Flu Google Trends porém, não faz diferença entre gripe A e a sazonal. Em Espanha não permite acompanhar o desenvolvimento de comunidades autónomas, o que é possível em outros países, como a França.


«A ferramenta funcionou bem na América, pois apresentou em uma ou duas semanas, os dados oficiais», diz a responsável espanhola.


Flu Google Trends foi lançado há dois anos e decidiu seguir a evolução da gripe, porque é uma das doenças mais comuns que tem consequências em todo o mundo, e por isso é um serviço com um público-alvo global.


A ferramenta oferece ainda um mapa do mundo com a evolução por cor cores da gripe em cada país, e outra página em que se pode observar um gráfico que mostra se a gripe está a aumentar ou a diminuir, podendo ainda comparar com a evolução existiu em anos passados.

Sem comentários: