Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cabana de madeira e cortiça foi distinguida em concurso internacional...


O arquitecto português David Mares, de 26 anos, venceu esta quarta-feira o Prémio do Público num concurso internacional de design de abrigos, promovido pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque, com um modelo que conjuga aço, madeira e cortiça.


O abrigo, que está instalado em Vale de Barris, perto de Setúbal, conquistou 64.875 votos dos cibernautas, de acordo com a última contagem disponível na página de Internet do Guggenheim de Nova Iorque.


O trabalho, que David Mares fez «numa semana de férias», segundo revelou à Agência Lusa em Setembro, era um dos dez finalistas escolhidos entre cerca de 600 participantes oriundos de 68 países, tendo o arquitecto concorrido «apenas por desportivismo».


Feito sobretudo de cortiça, o abrigo assenta numa estrutura de perfis de aço, integra ripas de madeira e devia destinar-se a um estudante.


«Eu procurei responder a esse desafio, criando um ambiente em que pudesse relaxar e também estudar, que tivesse isolamento térmico e acústico, e lembrei-me da cortiça, que é um material nosso», disse o arquitecto à Lusa em Setembro.


À data, David Mares afirmou ainda à Lusa que o modelo «tem uma infinidade de possibilidades futuras, como contentores para obras, quiosques para jardins, etc».


Hoje foi também atribuído o Prémio do Júri especializado, que coube ao dinamarquês David Eltang, segundo informa o Museu.

Sem comentários: