Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

32 novos planetas descobertos por Portugues...


Uma equipa internacional de investigadores anunciou, esta segunda-feira, a descoberta de 32 novos planetas extra-solares. Entre os investigadores, está o português Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).


O anúncio foi feito no âmbito de um colóquio/apresentação na qual participaram vários jornalistas internacionais, por vídeo-conferência, realizado no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret, no Porto. O colóquio começou esta segunda-feira e termina na quinta.


Nuno Cardoso Santos, professor afiliado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, explicou, citado pela Agência Lusa, que se trata «da descoberta de 32 novos planetas extra-solares a orbitar outras estrelas» e que, com esta inovação, ultrapassou-se «a barreira dos 400 planetas» identificados.


Esta descoberta aconteceu no âmbito do projecto HARPS, um «instrumento único com um espectrógrafo de alta precisão construído para procurar planetas semelhantes à Terra», que está instalado num telescópio da ESO - Observatório Europeu do Sul - em La Silla, Chile. O investigador português explicou, em linguagem simples, a técnica utilizada pelo HARPS nesta procura, salientando que «não é só o planeta que orbita a estrela mas a estrela também orbita o planeta» e que, por isso, a estrela «vai oscilar no céu, umas vezes afastando-se de nós, outras aproxima-se».


Novo projecto pronto em 2014


Nuno Cardoso Santos avançou ainda pormenores de um novo projecto, que deverá estar pronto em 2014. «Estamos a dar passos muito importantes na participação num consórcio que vai construir um novo instrumento - Espresso - o que significa um salto qualitativo e vai permitir descobrir outros planetas habitáveis, parecidos com a terra, a orbitar estrelas parecidas com o nosso sol», avançou.


Stéphane Udry, do Observatório de Genebra, disse, durante o colóquio, estar convencido que «que há vida noutros planetas» e que uma boa aproximação à confirmação desta teoria seria «encontrar vestígios de vida na atmosfera dos planetas detectados».

Sem comentários: