Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ser vivo com maiores testículos é... o gafanhoto

A criatura que tem os maiores testículos em relação ao seu tamanho é um insecto, uma espécie comum do gafanhoto, revela um estudo publicado esta quarta-feira no jornal da Royal Society.

De acordo com a Lusa, o Platycleis affinis tem uns testículos que representam quase 14 por cento da sua massa corporal. Comparativamente a um homem adulto, isto significaria pelo menos dez quilos.

«Não queríamos acreditar no tamanho dos seus órgãos. Davam a impressão de ocupar todo o abdómen», disse Karim Vahed, especialista em ecologia comportamental da Universidade de Derby.

O Platycleis affinis ultrapassa, de longe, as outras 20 espécies de gafanhotos estudadas pelos investigadores britânicos.

Outra conclusão é que as dimensões fora do normal não permitem ao insecto produzir mais esperma quando fecunda uma fêmea, ao contrário do que geralmente se assume na evolução das espécies.

De facto, os testículos tendem a ser mais volumosos entre as espécies cujas fêmeas têm mais parceiros, o que permite ao macho que produz mais esperma ter uma vantagem em relação aos seus rivais, uma vez que têm mais possibilidades de fecundar a fêmea e reproduzir-se.

TVi24

Sem comentários: