Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Garantia foi dada em tribunal por ex-membro da al-Qaeda...


Um ex-membro do grupo extremista al-Qaeda garantiu, em tribunal, que Portugal faz parte de uma lista de potenciais alvos para atentados. O homem fazia parte de um grupo que planeava um ataque contra o metro de Barcelona, no ano passado. Pouco antes do suposto atentado acontecer, ele denunciou o plano à polícia, e agora é a principal testemunha no julgamento de onze implicados.


Para o mundo ele agora tem o nome de código «F1». Em sede de audiência contou ao magistrado que trabalhou para al-Qaeda entre 2005 e 2008. Este arrependido tornou-se a principal testemunha de acusação e apesar de ter ajudado a planear o ataque, quando soube que seria um dos bombistas suicidas denunciou o plano a um polícia francês seu amigo.


Poucas horas depois, a polícia espanhola prendeu todos os presumíveis envolvidos. No entanto, muitos dos detidos proclamam a sua inocência. O julgamento dos alegados terroristas está a decorrer em Madrid.


Mas além de revelar que Portugal é um alvo potencial, na sessão de segunda-feira explicou que o objectivo principal do atentado no metro de Barcelona era fazer exigências públicas ao mundo ocidental. Se estas não fossem cumpridas haveria mais atentados noutros países: França, Alemanha, Grã-Bretanha e Portugal. Todavia, não mencionou quais seriam os alvos específicos destes países.

Sem comentários: