Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fez dezenas de assaltos na região ...


A Guarda Nacional Republicana de Viseu deteve durante a madrugada de ontem três indivíduos suspeitos de, nas últimas semanas, terem perpetrado dezenas de assaltos na região. Os alegados ladrões são irmãos - dois homens e uma mulher - e as autoridades estão a tentar localizar um quarto elemento que se encontra a monte. Em casa dos supostos criminosos foram recuperados artigos no valor de milhares de euros que se presumem roubados


Dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos, foram ontem detidos por elementos do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu da Guarda Nacional Republicana no âmbito da investigação de dezenas de furtos que ocorreram nas últimas semanas nos concelhos de Viseu, Vouzela, Castro Daire e Oliveira de Frades.


O comandante do Destacamento Territorial de Viseu daquela força de segurança, capitão José Ferreira, explicou ao nosso Jornal que os indivíduos chegaram a Viseu há cerca de dois meses e meio, altura em que as autoridades terão começado a registar um aumento do número de queixas por furto nos postos dos municípios acima mencionados.


Segundo o oficial, os alegados criminosos levavam tudo o que encontravam, desde computadores portáteis - furtados num escritório de advogados - até mobília - roubada de uma residência em Boaldeia (Viseu), mas também não escapavam sacos de batatas e mesmo animais. Num dos casos, um casal de agricultores já só encontrou uma poça de sangue no curral onde estava a criar um porco que estava pronto para a matança, marcada para o final do ano.
Entre os alvos dos supostos ladrões estão também escolas, cafés e snack-bares, além de empresas de construção civil, onde terão furtado não só ferramentas, mas também combustível que retiravam, com recurso a uma bomba manual, dos depósitos das viaturas.


Mobília roubada era usada pelos suspeitos


Ontem, durante a madrugada, elementos do Núcleo de Investigação Criminal deram cumprimento a um mandado de busca e revistaram a residência dos suspeitos. Os militares apreenderam mobiliários, várias televisões, telemóveis, máquinas fotográficas digitais, diversos computadores de secretária, equipamento de som, dezenas de DVD, garrafas de gás, alfaias agrícolas, fios de electricidade, um motociclo, roupa, sapatos e auto-rádios, entre outras coisas. O material foi avaliado em milhares de euros.


As autoridades admitem que outros artigos - mais fáceis de escoar, isto é, de vender - poderão ser recuperados nos próximos tempos, noutros casos essa tarefa será mais complicada. Entre o material que já não foi possível encontrar está cerca de uma tonelada de cobre, furtada de vários locais, recorrendo ao corte de fios eléctricos e ao desmantelamento de postos de transformação, cujo valor comercial ronda os cinco mil euros e que terá sido vendido a sucateiras.


Durante a manhã de ontem, as autoridades procederam à identificação de muitas das peças, recorrendo à ajuda das pessoas que, nas últimas semanas, tinham apresentado queixas na GNR por furto e que reconheceram os artigos que haviam sido roubados.



Pessoas devem ir à GNRpara fazer reconhecimento


No entanto, aquela força de segurança deixou o apelo às pessoas para que passem pelas instalações do Grupo Territorial, em Viseu, para descobrirem se entre o material apreendido e ainda não reconhecido estão coisas que lhes pertençam.


Crianças entregues a uma instituição


Os suspeitos encontram-se detidos e irão ser presentes a tribunal durante o dia de hoje para primeiro interrogatório.
Com os três irmãos - e um quarto elemento que se encontra a monte, marido da mulher e com cerca de 30 anos - viviam cinco crianças, das quais a mais velha tem apenas 10 anos - que, ao início da manhã, foram entregues aos técnicos do Centro Distrital da Segurança Social.



Sem comentários: