Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 4 de abril de 2009

Who is He?....


"Who is Lisandro?..."

Adeptos dos diabos vermelhos nem sabem o nome dos jogadores do F. C. Porto


As fotografias passam, uma a uma, e todos se interrogam com a identidade daqueles jogadores. Sabem que são do F. C. Porto pelo desenho das camisolas, mas desconhecem o nome.

Os adeptos do Manchester United podem não conhecer os jogadores do F. C. Porto, nem saber as muitas qualidades dos dragões, mas concluem, por antecipação, que a sua equipa irá seguir em frente na Liga dos Campeões.


Não sabem quem são. Olham para o retrato de Helton e acham que pode ser Vítor Baía, vêem Lisandro López e encolhem os ombros. "Who is Lisandro?...". Até desconhecem que o avançado argentino é um dos melhores marcadores da Champions.


Num pub em Middleton, nos arredores de Manchester, os adeptos do United viam o Inglaterra-Ucrânia na televisão e revelavam um desconhecimento profundo sobre os dragões. E estavam sóbrios... "Não, não sei quem é". A frase de Kevin Booth repete-se quando vê as fotografias de Helton, Bruno Alves, Lucho González, Lisandro López e Hulk.


Mas o líder do clube de fãs do Manchester United, em Middleton, ainda se recorda de muitos jogadores que construíram a glória portista em 2004, quando eliminaram os "red devils" e se sagraram campeões europeus: "Lembro-me do Baía, do Jorge Costa, do Carvalho, do Deco e... do Costinha". Foi ele que marcou o golo que levou o F. C. Porto aos quartos-de-final. "Jamais esquecerei aquela imagem do Mourinho a correr pela linha e a dar pulos de contente", conta Gordan Cooper.


Mas Kevin Booth, Gordan Cooper e Andrew McDonald têm uma explicação justa para não conhecerem os jogadores portistas: "Os jogos do campeonato português não passam na televisão inglesa". Mesmo desconhecendo as potencialidades da equipa orientada por Jesualdo Ferreira, sentem-se contentes por defrontar os dragões, porque limitam-se apenas a olhar para um clube que parece ter nomes menos sonantes.

"Estamos felizes, porque o nosso adversário será sempre mais acessível do que o Barcelona ou o Bayern Munique e temos mais hipóteses de seguir em frente", conta Andrew McDonald.


Apesar de muito excesso de confiança, os adeptos do Manchester United disfarçam as euforias no sabor da cerveja e procuram ter os pés bem assentes na terra. Não acreditam que a equipa tenha um jogo fácil e recorrem ao maior chavão futebolístico de sempre para justificarem a ideia: "Hoje em dia, já não há jogos fáceis". Um futebolista experiente não diria melhor. Por isso, arriscam resultados confortáveis e curtos, como o clássico 2-0, em Old Trafford, o que abriria excelentes perspectivas para o segundo jogo, no Dragão: "Acreditamos que vamos chegar às meias-finais e podemos vencer a Liga dos Campeões de novo". Como eles gostam de sonhar alto...

Sem comentários: