Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Viseu é uma das melhores cidades para se viver

Um estudo da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO) indica Viseu como um das melhores cidades para viver, a par de Castelo Branco, Aveiro, Bragança, Viana do Castelo e Braga. Setúbal, Lisboa e Porto são as piores.
Trabalho semelhante foi realizado em Espanha, Bélgica e Itália, por organizações similares à DECO, tendo sido recolhidos dados de 76 cidades. Nesse conjunto mais vasto, Viseu é a primeira urbe portuguesa a aparecer, colocada no décimo-sétimo (17º) lugar do 'ranking'. A pior classificada é Setúbal, que ocupa a septuagésima-quarta (74º) posição, antes de Nápoles e Palermo, em Itália.

É de assinalar que Bragança se destacou na classificação internacional por ter a melhor apreciação na qualidade ambiental e menos ruído, sendo a Guarda a que teve melhor resultados de "ar mais puro".

Antes de avançarmos para uma análise mais específica, importa referir que o estudo se baseia num inquérito enviado a mais de duas mil pessoas, associadas da DECO, residentes nas 18 capitais de distrito do Continente.

Os inquiridos avaliaram 11 aspectos relacionados com a vida na respectiva cidade, nomeadamente o emprego que assinalou a maioria das respostas (16 por cento); a segurança e criminalidade (14,3 por cento); a saúde (11,7 por cento); a habitação (10,6), o planeamento e gestão municipal (9,2); a mobilidade e transportes (8,5), o ambiente e poluição (8,3), a educação (6,4); a paisagem urbana (5,5); a cultura, lazer e desporto (3,3), o património histórico (3,2) e o comércio e serviços (3 por cento)

Emprego

Relativamente ao emprego, ou seja, à facilidade de encontrar um posto de trabalho, Viseu ocupa o quarto lugar, antecedida apenas pelas cidades de Leiria, Aveiro e Braga. As classificações não vão, contudo, além do meio da tabela, significando que se mantém, regra geral, a dificuldade em encontrar uma ocupação.

Segurança

A segurança e o combate ao crime são outras das preocupações manifestadas pelos portugueses. Apesar de a maioria se sentir segura dentro de casa, o mesmo não acontece em relação aos espaços públicos no centro das cidades, em especial à noite. Porto e Setúbal são consideradas as piores. Viseu e Bragança partilham o primeiro lugar, como as cidades mais seguros.

Saúde

Quanto ao acesso a bons cuidados de saúde, as respostas indicam uma baixa satisfação com os centros de saúde e os hospitais públicos. Apenas Coimbra se destaca com uma apreciação bastante acima da média.As pessoas que estão dispostas a pagar queixam-se de também não ser fácil encontrar hospitais privados em Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém Vila Real e Viseu, urbe classificada em sétimo lugar (antecedida por Coimbra, Braga, Leiria, Porto, Aveiro e Castelo Branco).

Habitação

A maior crítica dos inquiridos às habitações vai para a falta de aquecimento no Inverno. Quanto ao calor estival, as casas de Aveiro, Guarda e Viana do Castelo são as mais frescas, enquanto as de Castelo Branco, Évora, Lisboa e Portalegre são consideradas as mais quentes.Casas bem cuidadas, por dentro e por fora, não são para todas as cidades. Lisboa destaca-se pela negativa, nomeadamente devido ao aparecimento de humidade em diversas divisões. Viseu, no campo da habitação, ocupa a décima-primeira posição, tendo à sua frente Bragança, Viana do Castelo, Beja, Guarda, Castelo Branco, Leira, Aveiro, Braga, Portalegre e Vila Real.

Planeamento e gestão municipal

Neste sector, a maioria das respostas aponta, regra geral, para o bom tratamento do património histórico por parte das autarquias. A excepção vai para Setúbal, cujos munícipes consideram que a Câmara podia fazer mais pelos monumentos.Quanto aos serviços camarários, os inquiridos pedem mais transparência e uma maior resposta às necessidades dos munícipes. Lisboa é a pior cidade. Portalegre e Viseu destacam-se pela positiva, repartindo, respectivamente, o terceiro e quarto lugares, atrás de Castelo Branco e Bragança.

Sem comentários: