So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 4 de março de 2011

Descoberta a galáxia mais antiga do universo

A Galáxia mais longínqua e antiga que alguma vez se possa ter pensado que existisse foi descoberta pelo Telescópio Espacial Hubble, da Agência espacial norte-americana (NASA).

A luz emitida pela Galáxia foi visionada através de infravermelhos do Hubble. O estudo divulgado na quarta-feira pela revista «Nature» refere que o conjunto de estrelas recentemente descobertas é cem vezes menor do que a Via Láctea.

Os mentores do projecto, astrónomos da Universidade da Califórnia, ainda falam da descoberta com algumas reticências já que o resultado é o limite das capacidades atingidas do Hubble. Antes do resultado ser divulgado, os astrónomos passaram alguns meses a realizar testes para que se confirmasse a existência da Galáxia que se terá formado quando o Universo tinha 480 milhões de anos.

Para que o estudo seja levado ao pormenor os astrónomos necessitam de um novo telescópio espacial, o James Webb, que será lançado a 2014.

Charles Bolden, administrador da NASA, frisa que a descoberta do Hubble será uma peça fundamental no conhecimento do Universo visto que os primeiros 500 mil anos ainda são uma incógnita.



TVi 24

Sem comentários: