So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 4 de março de 2011

Diabetes gestacional apresenta risco para as mães


A diabetes gestacional, que afecta as grávidas, representa um risco para a saúde futura das mães, a ponto de as mulheres que tiveram a doença poderem desenvolver posteriormente a diabetes tipo 2, revelam novos dados.
Para chegarem a esta conclusão, os autores de um estudo publicado na revista norte-americana American Journal of Obstetrics and Gynecology analisaram os registos de açúcar no sangue de 900 mil grávidas. Segundo a investigação, citada pelas agências internacionais, um terço das mulheres que têm diabetes na gravidez não vai ao médico para se submeter a um novo teste de glicemia nos seis meses que se seguem ao parto.

O exame é o primeiro passo que as recém mamãs que tiveram diabetes gestacional devem tomar para prevenir o desenvolvimento da diabetes tipo 2, não insulino-dependente, além de levarem uma vida sã e de praticarem exercício físico regular.
De acordo com os resultados do estudo, entre dois e dez por cento das grávidas sofreram de diabetes pela primeira vez durante a gestação e, apesar de, na maioria dos casos, a doença desaparecer depois do parto, metade das mulheres que padeceram dela desenvolveu meses depois a diabetes tipo 2.

Os centros para o controlo e prevenção de doenças dos Estados Unidos recomendam que as mulheres que tiveram diabetes gestacional se submetam a um novo exame ao fim de seis a doze meses após o parto e o repitam anualmente ou de três em três anos, já que a capacidade de o seu corpo para processar o açúcar no sangue se alterou.

DN

Sem comentários: