Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 4 de março de 2011

Próxima geração de portugueses vai morrer mais cedo


A próxima geração de portugueses vai ter uma esperança de vida inferior à da actual geração, revelou  o investigador Manuel Coelho e Silva, professor da Universidade de Coimbra, na apresentação de um estudo em Angra do Heroísmo, Açores.

«Actualmente, a longevidade situa-se entre os 78 e os 80 anos, mas vamos assistir ao longo das próximas décadas a uma regressão da longevidade da população portuguesa devido aos jovens com peso a mais, sedentarismo elevado e inaptidão cardiorespiratória», disse, citado pela agência Lusa.

Esta conclusão resulta de um estudo sobre «Tendência secular de crescimento e bem-estar físico e psicológico na população jovem escolar da Região Autónoma dos Açores», realizado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Manuel Coelho e Silva salientou que este estudo é um caso único no país e dos poucos a nível europeu, frisando em nos trabalhos realizados em 1988, 1998 e 2008 foram analisados quais cinco mil jovens das ilhas açorianas.

O trabalho apresentado, relativo a 2008, abrangeu 1.700 crianças e permitiu concluir que «31 por cento tem sobrecarga ponderal (obesidade) e, entre estes, dois em cada três jovens associa o sedentarismo e a inaptidão cardiorespiratória», revelou Manuel Coelho e Silva.

TVi 24

Sem comentários: