So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Atlântida poderá ter sido finalmente descoberta

Uma equipa de investigadores da Universidade de Hartford, dos Estados Unidos, poderá ter localizado a cidade perdida da Atlântida, submergida há milhares de anos no Sul de Espanha.

Richard Freund, o líder da investigação, disse à Reuters, que a cidade terá sido engolida por um tsunami e ter desaparecido. «Este é o poder dos tsunamis» e «é difícil de perceber é como um tsunami pode destruir 60 milhas de terra».

Para resolver o velho mistério da cidade perdida, a equipa de investigadores recorreu a fotografias de satélite de uma cidade submersa e mapas cartográficos do solo subaquático realizados por uma equipa arqueólogos e geólogos em 2009 e 2010 e encontrou no Norte de Cádiz o Parque Dona Ana, enterrado nos pântanos, que pertencia à antiga cidade de Atlântida.

Richard Freund refere que a descoberta corresponde a «uma cidade memorial construída à imagem de Atlântida» descrita pelos refugiados após a destruição da cidade e que a equipa «encontrou algo que ninguém nunca viu antes, o que confere à arqueologia maior credibilidade».

Platão, filósofo grego, descreveu Atlântida há cerca de 2600 anos como «a ilha situada em frente ao estreito de Colunas de Hércules», como era conhecido o Estreito de Gibraltar na antiguidade. Através da pormenorização do local feita pelo filósofo, as buscas concentraram-se no mar Mediterrâneo e no Atlântico, tendo em vista locais possíveis da localização da cidade.

O líder da investigação afirma que os relatos de tsunamis na região têm sido constantes e o maior foi relatado com ondas de 10 metros que atingiu Lisboa a 1755.

Os especialistas planeiam proceder a escavações no local onde acreditam que Atlântida esteja situada a 150 milhas de distância da costa e onde serão observadas as formações geológicas e os artefactos da data encontrados no local. O resultado da investigação será apresentado no domingo na «Finding Atlantis».



TVi24

Sem comentários: