Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

NASA - Mais cinco planetas...

O telescópio Kepler, da Nasa, detectou pela primeira vez desde que entrou em operação cinco planetas fora do nosso Sistema Solar. O tamanho dos planetas varia de um raio quatro vezes maior do que o da Terra até planetas muito maiores do que Júpiter.

Segundo informação oficial link externo da Nasa, o telescópio, que foi lançado no ano passado para procurar planetas com características semelhantes às da Terra, fez estas descobertas poucas semanas depois de entrar em funcionamento. Os novos planetas receberam os nomes de Kepler 4b, 5b, 6b, 7b e 8b e foram anunciados num encontro da Sociedade Astrónoma Americana, em Washington.

Todos estes planetas circulam muito próximos das suas estrelas principais, seguindo órbitas que variam ente 3.2 até 4.9 dias. Esta proximidade, bem como o facto das suas estrelas principais serem muito mais quentes do que o nosso sol significa que os novos planetas têm temperaturas extremamente elevadas, estimadas entre 1.200ºC e 1.650º C.

«Os planetas encontrados são todos mais quentes do que lava derretida e brilham de tão quentes que estão», disse Bill Borucki, o cientista da Nasa que lidera a missão do Kepler no centro de pesquisas Ames, em Moffett Field, Califórnia.

A Nasa espera que a sensibilidade do Kepler leve à descoberta de planetas não apenas de tamanho semelhante ao da Terra, mas que orbitem em torno dos seus sóis a uma distância mais favorável à existência de vida, onde haja também potencial existência de água na superfície.

Sem comentários: