Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cientistas iniciaram "resgate virtual" do "Titanic"


Uma expedição científica que pretende proceder a um "resgate virtual" do "Titanic" começou a inspecionar o fundo do oceano onde estão os destroços do navio, graças a um veículo submarino automático.

A utilização combinada de sonares (aparelhos que usam ultrassons para localizar objectos mergulhados na água), vídeos de alta resolução e de técnicas de imagem deve permitir a criação de imagens em três dimensões do célebre navio de passageiros.


A expedição organizada pela sociedade norte-americana RMS Titanic, que detém os direitos de exploração dos destroços, chegou na passada quarta-feira ao local, a bordo da embarcação científica "James Charcot", e começou por depositar uma coroa de flores em homenagem às mais de 1500 vítimas do naufrágio.


Depois, os investigadores enviaram para o fundo do mar dois aparelhos para receber e transmitir sinais do submarino "Mary Ann", para conseguirem estabelecer com precisão a sua posição.
O "Mary Ann" foi lançado ontem de manhã, quinta-feira, às 7.47 horas (hora de Portugal continental). Depois de um mergulho de uma hora e quarenta minutos, o submarino chegou ao fundo e começou o seu trabalho de exploração do local.


O objectivo é desenhar um mapa preciso do espaço, que nunca foi conhecido na totalidade. Um outro veículo submarino robotizado, com câmaras de vídeo instaladas, deverá ser enviado posteriormente.
O presidente da RMS Titanic, Christopher Davino, considerou a expedição um "resgate virtual" do "Titanic" para "fixar para sempre o seu estado actual nas mentes e nos corações da humanidade".
O submarino "Mary Ann" deverá produzir uma cartografia de duas dimensões no site. Depois, numa fase posterior da exploração, os investigadores vão recorrer a outro veículo submarino equipado com um sonar poderoso e sofisticado que vai colocar cerca de 20 dispositivos acústicos na proa do "Titanic". Um equipamento apropriado conseguirá posteriormente criar uma imagem tridimensional do navio.


O "Titanic" naufragou em 1912 depois de ter embatido num icebergue, na sua travessia inaugural no Oceano Atlântico. Os destroços foram localizados em 1985, a cerca de quatro quilómetros de profundidade.


Os desenvolvimentos da expedição levada a cabo pela RMS Titanic podem ser acompanhados através de um site específico que explica todos os detalhes dos trabalhos.


JN


Search Amazon.com for Titanic

Sem comentários: