Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

35 mil quilómetros em bicicleta de pólo a pólo

Idílio Freire, o português que há um mês iniciou no Norte do Canadá uma viagem de bicicleta de 35 mil quilómetros de pólo a pólo pelo continente americano, já percorreu mais de 3300 quilómetros. Passado o primeiro mês a pedalar, a uma média de 100 quilómetros por dia, na segunda-feira Idílio Freire encontrava-se a norte de Vancôver a caminho do parque natural de Jasper.

“A única situação complicada foi mesmo o dia 28 [de Julho], com o tempo miserável na Dempser Highway, muita chuva, muito frio, vento frontal, a estrada um lamaçal contínuo, as mudanças da bicicleta a falharem e as rodas a não andarem ...”, disse à Lusa. O sonho de chegar a um acampamento onde pudesse descansar e secar a roupa foi também por água abaixo nesse dia, devido ao corte de uma estrada por uma corrente de água.

Quanto aos momentos memoráveis, Idílio Freire disse terem sido “muitos”, com convites para pequeno-almoço, jantar e até férias em Vancôver. “Há imensos momentos de uma humanidade desarmante, tocante”, referiu.

Entre o convívio com a natureza, relata que o mais extraordinário foi no dia em que “apareceram a mãe-urso e os três filhotes pequenos, na Cassiar Highway”, uma estrada com 724 quilómetros por onde passam por dia “escassas dezenas de carros, onde as montanhas e os lagos se sucedem”.
A intenção de percorrer de bicicleta a distância até à Argentina tem deixado incrédulas algumas pessoas com quem vai lidando. Há dias, teve mais de 50% de desconto num parque de campismo quando contou o percurso que quer fazer. A passagem pela Colômbia deixa também algumas pessoas apreensivas.

Idílio Freire vai contando, muitas vezes pormenorizadamente, os passos desta andança no seu blog (www.bacalhaudebicicletacomtodos.blogspot.com), onde também não faltam fotografias. Idílio Freire tem 44 anos e é natural de Pombal. Até Novembro de 2011, terá passado pelo Canadá, EUA, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Bolívia e Argentina.

JN

Search Amazon.com for Argentina

Sem comentários: