Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 23 de outubro de 2007

População mundial é de 6,5 bilhões e pode chegar a 9 bilhões em 2050



A população mundial atual totaliza 6,5 bilhões de pessoas e pode chegar a 9 bilhões em 2050, de acordo com relatório da ONU. O documento, elaborado pelo secretário-geral, Kofi Annan, alerta para o fato de que existe uma grande diversidade nas tendências demográficas de cada país.

Conforme o relatório, o maior aumento de população nas próximas décadas acontecerá em países da África e da Ásia, liderado pela Índia, China, Paquistão e Nigéria, seguidos dos Estados Unidos.

Foi constatado que houve um crescimento no uso de anticoncepcionais no mundo, de 54%, em 1990, para 63%, em 2000, e que a população dos países desenvolvidos utiliza métodos de efeito a curto prazo e reversíveis, enquanto nas nações pobres optam-se pelos de efeitos prolongados.

Os dados do relatório apontam ainda para a diminuição da população em alguns países desenvolvidos, em função da baixa taxa de natalidade, devendo se mais acentuada na Rússia, Ucrânia, Japão e Itália e em menor grau na Polônia, Romênia, África do Sul e Espanha.

Idade média


Estima-se também que em 2050 o número de pessoas com 50 anos some 2 bilhões de habitantes em todo mundo, em comparação com os 600 milhões no início do século XXI. Com isso, a idade média da população mundial, hoje de 26 anos, subirá para 37 anos, em 2050.

Os movimentos migratórios, por sua vez, conforme o relatório, duplicaram entre 1960 e 2000, com mais de 175 milhões de pessoas vivendo fora de sua pátria. Os países com mais imigrantes são os EUA, com quase 35 milhões, seguidos em número bem menor por Rússia, Alemanha, Ucrânia, França, Índia e Canadá.

Por outro lado, o relatório afirma que o índice de mortalidade, cuja expectativa era de diminuição nos países pobres, deve aumentar por causa do crescimento das mortes por epidemia de HIV, especialmente na África, a região mais afetada. Calcula-se que no final de 2003 havia cerca de 58 milhões de pessoas no mundo com vírus da aids, dos quais 93% no África subsaariana. Porém, o relatório alerta que as maiores taxas de incidência estão sendo registradas em países da Ásia e na região da América Latina e do Caribe.

O documento também estima que metade da população do mundo viverá em zonas urbanas, em 2007, sendo que a maioria das pessoas residirá em cidades com menos de 500 mil habitantes. Isto significará que em 2050 a população das zonas urbanas será de 5 bilhões de pessoas, em comparação com os atuais 3,2 bilhões. Os maiores conglomerados urbanos serão Tokyo, Cidade do México, Nova York, Bombaim, São Paulo e Nova Délhi.

Sem comentários: