Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 21 de outubro de 2007

Obtido acordo sobre Tratado da União


Os líderes dos 27 festejam com espumante da Murganheira o acordo obtido. Sócrates sempre terá um Tratado de Lisboa.

Nicolas Sarkozy, presidente francês, José Sócrates e o primeiro-ministro polaco, Jaroslaw Kaczynsk


Os líderes dos 27 chegaram finalmente a acordo em relação ao Tratado de Lisboa, pondo assim fim a uma "saga institucional" de vários anos que dota a União de um novo instrumento de funcionamento a partir de 2009.

O acordo foi anunciado pouco faltava para a 01 hora de sexta-feira, quase sete horas depois da reunião ter tido início e depois de terem sido resolvidos os últimos problemas levantados por alguns países, com quem o primeiro-ministro português reuniu bilateralmente antes de juntar todos os chefes de Estado e de Governo ao jantar, a partir das 22h10.

Nesta fase final, as questões pendentes eram a recusa da Itália em perder a paridade com o Reino Unido e a França no número de representantes no Parlamento e a exigência da Polónia em incluir no corpo do Tratado a chamada cláusula de Ioannina, que permite a um país vencido na votação de uma decisão adiar a sua aplicação durante um determinado período de tempo.

Antes, já tinha sido encontrada uma solução para as outras duas "pontas soltas", a transliteração do "euro" em búlgaro e a exigência da Áustria de limitar o acesso às suas universidades a estudantes de outros países europeus, nomeadamente da Alemanha.

Com base na Convenção de Madrid, que estipula as modalidades de funcionamento da moeda única, o Conselho aceitou que o "euro" possa ser transcrito em alfabeto cirílico e pronunciado como "evro", única forma correcta em búlgaro.

A Áustria, que é alvo de um processo de infracção por parte da Comissão Europeia por limitar o acesso de estudantes de outras nacionalidades às suas universidades, violando assim o direito comunitário em matéria de livre circulação, obteve garantias de que o referido processo será suspenso por um período de cinco anos, findo o qual se efectuará uma nova avaliação da situação.

Sem comentários: